Sexta-feira é dia de torcer pelo Brasil e debater a educação

Diretora Sônia Rosa destaca a importância do regime de colaboração para a construção do Referencial Curricular Gaúcho - Foto: Diego da Costa

Professores da rede estadual terão um compromisso importante para o futuro da educação gaúcha, antes de começarem a torcer pelo Brasil, nesta sexta-feira (6). Pela manhã, em todas as 2.539 instituições de ensino do Estado, acontece o segundo Dia D da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento, que irá mobilizar mais de 66 mil professores, tem o objetivo de debater as competências e normativas da Nova Base, bem como a construção do Referencial Curricular Gaúcho, que terá, entre os dias 6 e 10, a sua plataforma digital aberta novamente para sugestões.

Durante a manhã, portanto, não haverá aulas e o expediente será interno para os educadores. Já na parte da tarde, em função do jogo do Brasil pela Copa do Mundo, as escolas terão autonomia quanto ao horário de funcionamento.

O secretário Estadual de Educação, Ronald Krummenauer, destaca que a implementação da nova Base, juntamente com a construção do Referencial Curricular Gaúcho, é uma grande oportunidade para que o país siga por um caminho diferente na qualidade de sua educação. “O mercado de trabalho do século XXI é muito diferente do século XX. Está mais do que na hora que nós darmos um rumo diferente daquele modelo que tínhamos como referência”, explica.

De acordo com a diretora do Departamento Pedagógico da Seduc, Sônia Rosa, o período de contribuição dos professores, na plataforma digital do Referencial Curricular Gaúcho, se encerrou no dia 30 de maio. Entretanto, entre os dias 6 e 10, a plataforma estará disponível novamente para que os professores façam uma reflexão coletiva sobre o tema. “Nós teremos um segundo dia de mobilização que irá aprimorar as contribuições que já foram destacadas. É muito importante que todos participem deste processo, que norteará os currículos das escolas estaduais, municipais e privadas a partir de 2019”, explica.

Referencial Curricular Gaúcho

Com o objetivo de criar uma base comum curricular integrada entre as redes municipal, estadual e privada, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio do Departamento Pedagógico, está buscando junto à União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e o Sindicato do Ensino Privado no Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), a criação do Referencial Curricular Gaúcho. Com previsão de consolidação ainda em 2018 e implantação em 2019, o novo projeto visa agregar temáticas regionais como história, cultura e diversidade étnico-racial, de forma complementar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).