Seminário Integrado em Lagoa Vermelha abrange trabalhos sobre a saúde e as artes
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Na terça-feira (3) a Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Araby Augusto Nácul, de Lagoa Vermelha, realizou o seu Seminário Integrado. A atividade de final de ano serviu para socializar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Ensino Médio Politécnico. A integração multidisciplinar contou com o projeto ?Amaroler? que há sete anos destaca autores para serem aprofundados durante o ano, em 2014 o projeto lembrou o centenário de nascimento do poeta Vinicius de Moraes. Através dos poemas os alunos do 1º ano trabalharam a interpretação e a musicalidade introduzida por Vinicius. E as apresentações destacaram os temas infantis, o amor, a amizade e o viés social da escrita do ?poetinha?. ?Esse projeto amplifica a ação interdisciplinar e a importância de comemorar o centenário de um dos grandes autores brasileiros. São ações concretas para incentivar a leitura em nossos alunos?, comentou a coordenadora do projeto, Maria Inês, que desenvolve a ação com 180 alunos.
Os diferentes projetos desenvolvidos pelos professores teve a colaboração do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), e transpareceu para as múltiplas linguagens escolhidas para relatar cada pesquisa. ?Estamos vendo o potencial que os alunos possuem em várias áreas, eles estão experimentando e realizando um processo de aprendizagem muito alicerçado na sua realidade. O Politécnico visualiza as mudanças na educação, e precisamos que todos façam parte dessa mudança pedagógica e comportamental?, afirmou a Coordenadora adjunta da 7ª CRE, Lucinda Gonçalves. O Ensino Médio Politécnico faz parte de um dos eixos centrais desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através de uma reestruturação curricular. Na escola de Lagoa Vermelha foram apresentados 50 projetos relacionados com a saúde e as artes, e mobilizou a coordenação de sete professores para todo o Ensino Médio. ?Entre os coordenadores formou-se uma parceria por acreditar nessa nova proposta pedagógica. E nos preocupamos em preparar alunos pesquisadores com formação interdisciplinar, pois o conhecimento não é estanque. Os estudantes estão se mobilizando e não mais com uma visão fragmentada da educação?, disse uma das coordenadoras do Politécnico na escola, Rosangela Dondé.
A Escola Estadual Dr. Araby Augusto Nácul também trabalhou o tema saúde que originou pesquisas sobre drogas, cardiologia, alimentação, alcoolismo, depressão, obesidade infantil, indústria farmacêutica, entre outras. Os projetos destacaram a importância em conscientizar e transmitir informações para a comunidade, e a curiosidade foi a propulsora dessa atitude de conhecer, informar e alertar. ?Os alunos se dedicaram muito para a realização das apresentações e na pesquisa de cada trabalho. O Politécnico se tornou uma ferramenta desafiadora para professores e alunos, e resultou em uma superação revertida em conhecimento?, destacou a diretora Lúcia Bernardi. E ainda os 2º anos promoveram um desfile de moda que contou com a interação entre as áreas do design, história e artes para exemplificar os estudos sobre a Estética. O vestuário do desfile, confeccionado pelos estudantes, foi composto por releituras de obras clássicas mescladas com as influências da arte contemporânea que dinamizaram as apresentações que aconteceram no turno da manhã e da tarde.