Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Semana do Estudante: “Quando se tem vontade e determinação, se supera todos os problemas”, diz aluno com deficiência visual

Roberto Theis Kaiser tem apoio da professora da sala de recursos e de programas de computador para fazer as lições

Publicação:

Foto de Roberto Theis Kaiser, sorrindo, sentado em uma cadeira
Roberto, de 12 anos, é aluno do 7º ano do Instituto São Francisco Xavier - Foto: Arquivo Pessoal
Por Isabella Sander

Foi-se o tempo em que deficiências definiam o futuro de alguém. Roberto Theis Kaiser, de 12 anos, que o diga: o menino, que é aluno do 7º ano do Instituto São Francisco Xavier, de Porto Xavier, tem deficiência visual, mas não deixa que a condição o impeça de qualquer coisa. “Quando uma pessoa tem vontade e determinação, ela consegue superar todos os problemas. Ela vai conseguir ter ótimos estudos, notas boas”, cita.

A disciplina preferida de Roberto é História, porque gosta de ouvir e conhecer como viviam as pessoas em outras épocas. Para estudar, ele usa o programa DOSVOX, que fala tudo o que o menino digita, permitindo, por exemplo, que o aluno anote o conteúdo explicado pelos professores durante as aulas.

Além de estudar, o garoto gosta de ler os livros do acervo do MecDaisy, uma solução tecnológica que possibilita a geração de livros falados e sua reprodução em áudio. “É a leitura de um livro digital. Eu aprendi os comandos do MecDaisy na sala de recursos que eu vou. Às vezes tenho dificuldade de achar os livros, mas a professora Giselia (Oliveira) baixa para mim”, conta o menino.

Giselia acompanha Roberto há anos, pela sala de recursos da Escola Gustavo Langsch-Polivalente, em São Luiz Gonzaga, onde o estudante foi alfabetizado. Durante a pandemia, a professora envia lições para o garoto, que as completa com a ajuda do DOSVOX. Quando não consegue fazer alguma coisa, a mãe do menino, Robriane Kaiser, o apoia. Aliás, Roberto conta com uma grande rede de ajuda, que inclui também seus colegas. “Eles me ajudam muito, por exemplo, me ditando as matérias quando eu preciso. Eu tenho muitos amigos no colégio”, relata.

Quando crescer, o aluno quer fazer Direito. “Eu sonho em ser um grande juiz. Eu ia gostar de fazer justiça, acho que poderia contribuir muito, e que seria muito possível. Eu quero ajudar o país”, resume.

Dia Nacional do Estudante

Ao longo desta semana, na qual é celebrada o Dia do Estudante, 11 de agosto, serão publicadas reportagens com diferentes histórias de alunos que, de uma forma ou de outra, se destacaram pela sua atuação estudantil.

Secretaria da Educação