Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Seduc promove planejamento do ano letivo de 2020 em encontro com as CREs

Implantação da Escola Gaúcha, sistematização da Rede e recuperação do calendário de 2019 são os destaques do evento

Publicação:

Abertura do encontro com as CREs ocorreu na manhã desta quinta-feira (16) no Auditório Paulo Freire
Abertura do encontro com as CREs ocorreu na manhã desta quinta-feira (16) no Auditório Paulo Freire - Foto: Lucas Nogare
Por Diego da Costa

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), promove, entre esta quinta e sexta-feira, 16 e 17 de janeiro, no Auditório Paulo Freire, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), um encontro com os 30 Coordenadores Regionais de Educação (CREs). O evento tem o intuito de planejar as mudanças pedagógicas previstas com a implantação do projeto A Escola Gaúcha, reorganizar o calendário letivo de 2019 afetado pela greve dos professores e avançar no ajuste da matriz curricular do Novo Ensino Médio e da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Conforme o secretário estadual de Educação, Faisal Karam, o ano de 2020 será muito importante para a reorganização pedagógica e financeira da Educação no Estado. “Teremos um período de grandes reformas administrativas que visam amenizar a situação fiscal do Rio Grande do Sul, permitir mais investimentos para obras e oferecer um plano de carreira mais justo aos servidores públicos”, explica.

Entre as dimensões propostas pela A Escola Gaúcha, estão pontos referentes a formação integral dos estudantes, organização curricular, práticas pedagógicas, gestão educacional, valorização dos profissionais da educação, infraestrutura escolar, avaliação, financiamento e regime de colaboração com os municípios.

“Esse encontro faz parte do processo de implementação da Escola Gaúcha: política de educação da Rede Estadual de Ensino, que estabelece as orientações para os programas, projetos e demais ações que ocorrem nas nossas escolas, de forma articulada, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação do Rio Grande do Sul”, destaca o diretor do departamento de Educação, Roberval Furtado.

Para a secretária adjunta de Educação, Ivana Flores, a recuperação do calendário letivo de 2019 é um momento em que o direito de acesso à educação dos alunos precisa ser devidamente assegurado e fiscalizado pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). “ Eu tenho 32 anos de magistério e afirmo que as famílias não podem ser punidas por uma escolha profissional dos educadores. O artigo 5º da Constituição Federal é bem claro quanto a esta situação. Sabemos das dificuldades, mas nós, servidores, precisamos ter coerência e responsabilidade com a sociedade”, afirma.

Programação

Além da palestra do diretor do Departamento de Educação, Roberval Furtado, que explicou sobre as novas portarias que regulamentam e padronizam as matrizes curriculares nas escolas estaduais, a manhã desta quinta, 16 de janeiro, contou ainda com apresentações sobre as regras da Educação Especial e orientações do Departamento de Tecnologia da Informação sobre o Diário de Classe On-line.

Durante a tarde e a amanhã de sexta-feira, 17 de janeiro, as palestras serão dedicadas para os programas de alfabetização e correção de fluxo. São eles: RS Alfabetizado, Aceleração RS e 6º ano, Tô Chegando!  

Presenças

Ainda estiveram presentes assessores das CREs, diretores dos departamentos da Seduc e representantes das empresas PROCERGS e MSTech.

 

 

Secretaria da Educação