Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Seduc oferece apoio no transporte e kit alimentação para estudantes da rede estadual no Enem

Provas ocorrem nos dias 13 e 20 de novembro

Publicação:

Alunos da Escola João Batista receberam os kits de alimentação para as provas do Enem
Alunos da Escola João Batista receberam os kits de alimentação para as provas do Enem - Foto: Seduc
Por João Flores da Cunha

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) disponibiliza transporte intermunicipal e um kit alimentação para os estudantes da Rede Estadual de Ensino que irão realizar o Enem 2022. A iniciativa contempla os dois dias de prova, 13 e 20 de novembro. O valor total do investimento é de cerca de R$ 715 mil.

Serão beneficiados os cerca de 30 mil estudantes concluintes do Ensino Médio da rede estadual que farão o Enem, conforme dados levantados junto às Coordenadorias Regionais de Educação. O número total de inscritos para o Enem no Rio Grande do Sul é de 146.784, de acordo com o Inep.

O repasse às escolas para a alimentação será feito por meio da autonomia financeira e a oferta de transporte intermunicipal ocorre por meio de ressarcimento aos candidatos, que devem apresentar o recibo da passagem em sua escola.

 Sobre o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais de prova definidos pelo Inep.

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo federal, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

Os participantes fazem provas em quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Os estudantes devem responder 180 questões objetivas, além de uma redação que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.

Secretaria da Educação