Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Seduc debate estratégias pedagógicas para o Modelo Híbrido de Ensino

Live ocorreu na manhã desta sexta-feira (18) e foi transmitida pelo canal do YouTube TV Seduc RS

Publicação:

leticia
Live desta sexta-feira (18) abordou estratégias pedagógicas para o Modelo Híbrido de Ensino - Foto: Seduc
Por Diego da Costa

Com o intuito de debater, compartilhar experiências e levar o entendimento do novo Modelo Híbrido de Ensino para os professores, pais e comunidade escolar, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) apresentou, na manhã desta sexta-feira, 18 de setembro, a segunda edição do Ciclo de Formação Pedagógica das Aulas Remotas. A live, transmitida pelo canal do YouTube TV Seduc RS e pela página da Seduc no Facebook, refletiu sobre as práticas e estratégias pedagógicas em tempos de pandemia.

O evento, que foi ministrado pela diretora do Departamento Pedagógico da Seduc, Letícia Grigoletto, contou com a presença da professora e consultora em Ensino Híbrido, Tamara Bittencourt.

“Este novo momento na educação exige de nós, professores, muito mais um perfil orientador, de competências e habilidades, do que de executor de tarefas. É uma mudança de prática pedagógica que reduz o manuseio de papeis e canetas e aumenta as tecnologias digitais com foco na orientação do ensino”, explica a especialista Tamara.

Ainda, de acordo com ela, esta nova realidade abre perspectivas para novas formas de aprender e fazer pedagógico. “A educação híbrida nos permite uma nova cultura de aprendizagem, com uso de metodologias ativas, de diálogo, comunicação em rede, colaboração e horizontalidade na solução de problemas”, reitera a professora.

A diretora do Departamento Pedagógico, Letícia Grigoletto, ressalta que a Matriz de Referência da Rede Estadual, criada para contemplar as inúmeras realidades do Modelo Híbrido de Ensino no Estado, traz a necessidade de uma nova abordagem pedagógica. “Estamos mantendo diálogos constantes com as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), capacitando os professores para o uso das novas ferramentas, procurando novas possibilidades que favoreçam a aprendizagem e aumentem o engajamento de alunos e professores nesse momento de afastamento causado pela pandemia”, enfatiza.

00:00:00/00:00:00

Estratégias Pedagógicas para o Modelo Híbrido de Ensino

Estratégias Pedagógicas para o Modelo Híbrido de Ensino Crédito: TV Seduc RS

Matriz de Referência

A Matriz de Referência é o documento oficial norteador dos currículos do Modelo Híbrido de Ensino, que compreende as Aulas Remotas e as aulas presenciais até o final de 2020.

A nova matriz, elaborada com os elementos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular Gaúcho (RCG), foi lançada no mês de junho e está disponível para acesso no site da Seduc.

Modelo Híbrido de Ensino

O modelo de ensino híbrido contempla a realização de atividades escolares em sala de aula, com turmas reduzidas e escalonadas, respeitando os protocolos de saúde estabelecidos em portaria conjunta da Seduc e Secretaria Estadual da Saúde (Nº01/2020), além da realização das Aulas Remotas.

Para que todos estejam preparados para as Aulas Remotas, a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul realiza capacitações para utilização da plataforma Google Sala de Aula com os professores da Rede Estadual de Ensino.

Letramento Digital

Em relação à formação dos professores, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) iniciou, no dia 27 de julho, mais uma fase do período de Letramento Digital das Aulas Remotas da Rede Estadual de Ensino. A capacitação, que segue até 2 de outubro, tem como foco o desenvolvimento das atividades dos professores nas ferramentas do Google for Education e na plataforma Google Sala de Aula.
As aulas ao vivo ocorrem nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 14h. Nas terças e quintas às 17h e no sábado às 11h, ocorrem as lives para tirar dúvidas dos educadores. A transmissão ocorre sempre pelo canal do YouTube TV Seduc RS.

Secretaria da Educação