Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Seduc dá posse aos diretores e vice-diretores das escolas estaduais para o triênio 2022-2024

Conduzida pela secretária Raquel Teixeira, a cerimônia virtual foi transmitida pelo canal do YouTube TV Seduc RS

Publicação:

raquel fdfffdvxfd v dsgdsg eeqf dstg
Crédito: - Foto: Seduc
Por Diego da Costa

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, conduziu, na manhã desta segunda-feira, 3 de janeiro, a cerimônia virtual de posse dos diretores e vice-diretores eleitos e indicados que estarão à frente das instituições de ensino no triênio 2022-2024. A transmissão ocorreu pelo canal do YouTube TV Seduc RS.

Na ocasião, além da mensagem de boas-vindas aos novos gestores escolares, a titular da pasta enalteceu a importância das mudanças educacionais no pós pandemia e as reformas da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio.

“Nós temos uma nova legislação e mudanças de mundo em que a velocidade de novos conhecimentos é impactante. As formas diferentes de convivência, de relacionamento e as novas tecnologias exigem uma adaptação dos educadores e dos diretores de escolas. Tomar posse, em mundo de mudanças, é algo muito simbólico e inspirador. O diretor tem o papel essencial de incentivar os alunos e os professores para inovação, para a melhoria, para o avanço e para a prosperidade educacional”, destacou a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira.

Representando de forma solene os diretores e vice-diretores eleitos e indicados, a diretora da Escola Apeles Porto Alegre, Clarice Leite, fez a leitura do termo de posse. Ela enalteceu o momento e falou sobre a sua reeleição à frente da instituição de ensino:

“Posso afirmar que, estar como diretor de uma escola, vai além de qualquer aspecto burocrático. Ser diretor é, acima de tudo, se colocar à disposição de sua comunidade escolar. O ápice de sua missão é a garantia estrutural e pedagógica dos espaços escolares para proporcionar uma Educação igualitária, inclusiva e de qualidade”, afirmou.

Coral Carlos Bina

Conduzido pela professora Lígia Ramos, o Coral Carlos Bina, da Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Bina, de Gravataí, fez a apresentação de duas canções: Semente do Amanhã e Marcas do que se Foi.

00:00:00/00:00:00

Cerimônia de posse dos diretores e vice-diretores da rede estadual de educação

Cerimônia de posse dos diretores e vice-diretores da rede estadual de educação Crédito: TV Seduc RS

Curso de Formação de Gestores Escolares

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) iniciou, no último dia 15 de dezembro, o Curso de Formação de Gestores Escolares. A iniciativa visa capacitar os diretores e vice-diretores eleitos e indicados no pleito realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. A carga horária total prevista para a capacitação é de 360 horas e se estenderá até 2023, dividida em quatro circuitos.

O 1º circuito, que teve duração de 40 horas, foi organizado em quatro grandes dimensões: político-institucional, pedagógica, administrativo-financeiro e pessoal-relacional. Para concluir a formação, os gestores tiveram que realizar as atividades propostas no Portal Educação. Esta etapa foi um dos pré-requisitos para que fossem devidamente empossados. Ao todo, foram certificados mais de 5 mil profissionais. O 2º circuito começa no dia 22 de março.

Eleições para diretores

Com a participação de milhares de eleitores entre pais e responsáveis, alunos, professores e servidores, 1,4 mil chapas inscritas e mais de 3 mil computadores utilizados como urnas, a Rede Estadual encerrou as eleições para diretores e vice-diretores das escolas no dia 1º de dezembro.

Feito pela primeira vez de forma totalmente eletrônica, o pleito deste ano foi realizado por um sistema de votação desenvolvido em parceria com a PROCERGS.

 

Secretaria da Educação