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Secretaria da Educação avalia resultados da Prova Brasil

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O desempenho dos alunos gaúchos no programa de Avaliação Escolar do Ensino Fundamental ? Prova Brasil - , preocupou a secretária estadual da Educação, Nelsi Müller. Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira, dia 30, pelo Ministério da Educação. A Prova Brasil, que compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), apontou que as escolas públicas do Rio Grande do Sul tiveram reduzidas suas médias em quase todas as provas, embora o Estado tenha mantido as melhores posições em relação ao restante do país. ?Nossa média na última avaliação era muito superior a dos demais Estados. Em determinadas provas estávamos até 11 pontos acima do segundo colocado?, ponderou. Segundo Nelsi Müller, o resultado mais considerável ocorreu na 8ª série, na disciplina de Língua Portuguesa (245 para 229 ), e na 8ª série em Matemática (260 para 245), o que representou uma queda de 15 pontos para as escolas estaduais. ?Embora tenhamos diminuído nossa média, dentre os Estados da região Sul ainda temos o melhor desempenho e continuamos acima da média nacional?, destacou, acrescentando que em matemática os alunos da 8ª série atingiram uma média de sete pontos acima da nacional. ?Totalizamos 245 pontos, enquanto a média do país ficou em 238?, explicou. A secretária destacou, ainda, que atualmente as escolas estão realizando a avaliação do seu projeto pedagógico. O resultado dessa prova servirá para reflexão do trabalho que vem sendo desenvolvido. ?Nos próximos dias, as escolas devem estar recebendo, do MEC, o resultado de seu desempenho, juntamente com o nacional e o estadual?, disse Nelsi Müller De acordo com a secretária, nas estratégias que o Estado pode adotar para reverter esse quadro estão a ampliação do Programa Contrato de Gestão, aplicado em 2005 de forma piloto em 117 escolas das regiões de Soledade e de São Luiz Gonzaga. Esta semana, Nelsi Müller entregou R$ 376 mil em prêmios para 37 escolas que melhoraram seus próprios indicadores, tendo como parâmetros a evasão, a repetência, a relação professor-aluno e o desempenho escolar. ?De todas as escolas que participaram do processo, apenas seis não melhoram seus índices, quanto 95% delas superaram seus resultados?, concluiu a secretária.
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