Secretária adjunta Stefanie Eskereski participa da abertura do 1º Fórum Estadual da Alfabetização

A imagem mostra o auditório da Feevale. No palco, há várias pessoas sentadas em cadeiras, formando um painel de discussão. A secretária adjunta Stefanie está mais à esquerda, de pé, falando ao microfone, enquanto os demais membros do painel estão sentados. O fundo do palco exibe uma grande tela com o texto "34º Fórum Estadual de Educação do RS e Região Sul" e "1º Fórum Estadual de Alfabetização", seguido das datas "03, 04 e 05 de setembro 2024". A tela também mostra mapas da região e o logotipo da Undime-RS (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul). A plateia, composta por muitas pessoas, está sentada assistindo à discussão
Evento foi realizado no auditório da Feevale, em Novo Hamburgo, com destaque para o programa Alfabetiza Tchê - Foto: Divulgação Universidade Feevale
Por Daniel Marcilio

Representando o governo do Estado, a Secretaria Adjunta da Educação, Stefanie Eskereski, participou, nesta quarta-feira (04/09), da abertura oficial do primeiro Fórum Estadual de Alfabetização. Realizado no auditório da Feevale, em Novo Hamburgo, o evento faz parte do 34° Fórum Estadual da Educação. O congresso, organizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RS), ocorre entre os dias 3, 4 e 5 de setembro, reunindo mais de mil participantes dos estados do sul para compartilhar experiências e debater estratégias pedagógicas.

A programação envolve gestores, professores, pesquisadores, além de universidades, instituições e entidades representativas que trabalham na área da educação. Neste ano, a criação de um fórum para a alfabetização atendeu a demanda por um espaço específico de discussões e análises sobre políticas públicas voltadas ao ensino da escrita e ao incentivo à leitura.

Durante sua fala, Stefanie saudou os presentes, ressaltando o simbolismo de ser o primeiro encontro sobre o tema. Ela também destacou a política do Alfabetiza Tchê, iniciada há cerca de três anos e meio em regime de colaboração com os municípios, que busca garantir a alfabetização de todos os estudantes gaúchos até o final do segundo ano do Ensino Fundamental. “É uma meta que coincide com o mesmo objetivo do governo federal. Assim sabemos que estamos alinhados nas três esferas: municipal, estadual e federal. Isso significa que estamos construindo uma política de Estado, que tenha continuidade, que só conseguem ser construídas quando a educação é colocada como prioridade”, afirmou.

Além disso, Stefanie explicou para o público que os avanços já estão sendo percebidos. “Temos material estruturado em todas as escolas, estamos iniciando o programa de formação dos professores alfabetizadores e estamos, cada vez mais, fortalecendo essa política. Conseguimos uma evolução entre os resultados de Avaliação de Fluência Leitora de 2023 para os deste ano. Aumentamos a participação dos estudantes, algo que só é possível porque os dirigentes municipais de educação colocaram a alfabetização em primeiro lugar”, reforçou.

Sobre a recuperação do Rio Grande do Sul diante da crise climática, Stefanie enfatizou que a única saída é a educação. “Precisamos olhar juntos para a base, pois sem darmos as oportunidade que os estudantes necessitam, não temos como atingir a reconstrução e a prosperidade do Estado. É um compromisso nosso que o regime de colaboração seja cada vez mais presente na vida dos gestores municipais”, salientou.

A presidente da Undime-RS, Maristela Guasselli, reconheceu os impactos do programa estadual. “Essa parceria com a Secretaria da Educação na alfabetização é de extrema importância, incluindo o diagnóstico e o monitoramento dos indicadores de fluência dos alunos. Nesse regime de colaboração, participando dos debates, pensando na formação dos professores e na criação do material didático, sem ônus para os municípios, estamos ampliando as possibilidades para que os estudantes aprendam”, disse.

Também participaram da mesa de abertura do 1°Fórum Estadual de Alfabetização o Secretário-Executivo Adjunto do Ministério da Educação, Gregório Grisa; a Promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude do Ministério Público, Cristiane Corrales; a Prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt; o presidente do Sindicato do Ensino Privado do RS (SINEPE-RS), Oswaldo Dalpiaz; o Reitor da Universidade Feevale, João Paulo da Rosa; o Vice-presidente da Undime Nacional, Silvio Fidelis; o Presidente do Conselho Estadual de Educação, Antônio Saldanha; a presidente da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf),Gabriela Nogueira; o Coordenador Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME)/RS, Charles Henrique Rosa; e a Coordenadora do Fórum Estadual de Alfabetização, Driele Severo.