Secretária-adjunta Maria Eulalia abre encontro de Formação
Publicação:

A secretária-adjunta da Educação, Maria Eulalia Nascimento, participou na manhã desta sexta-feira (22), da abertura da Formação de Educadores nas escolas estaduais da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul (Fase). O evento tem como objetivo aproximar os gestores da Seduc e da Fase, buscando construir uma ação coletiva e comprometida com a emancipação dos adolescentes atendidos; discutir os pressupostos para a reestruturação do projeto pedagógico das escolas e refletir sobre os objetivos das escolas junto à Fase, numa perspectiva sócio-educativa.
Para Maria Eulalia ?a educação para os estudantes da Fase deve ser realizada de forma diferente da convencional, tendo em vista a peculiaridade destes estudantes e promovendo a sua reinserção social. Vejo esta ação conjunta como um grande avanço para que este trabalho seja exitoso?, ressaltou.
O secretário da Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira, abordou o quão importante é a ação em conjunto para uma qualidade social destes estudantes. ?Tão importante quanto o conteúdo e a forma que ele será repassado aos adolescentes da Fase, é a questão de aproximar também o judiciário e seu papel de responsabilidade social. Essa construção coletiva pode proporcionar educação e formação profissional e a possibilidade de um emprego, garantindo que este jovem, ao sair da Fase, não volte para a criminalidade?, explicou.
Durante a abertura do evento, a presidente da Fase, Joelza Mesquita, ressaltou da importância deste trabalho em conjunto entre as instituições com um foco nos estudantes da instituição. ?Temos a responsabilidade de transformar esse adolescente, que vive nesta situação singular, e por isso é importante essa ação de formar os profissionais que possam repensar suas linguagens e metodologias de aula para este adolescente em situação de conflito?, declarou.
O encontro, que ocorre até sábado (23), no Instituto Metodista de Porto Alegre (IPA), tem como participantes técnicos, diretores, educadores e representantes das 1ª, 2ª, 4ª, 5ª, 7ª, 8ª, 10ª e 14ª Coordenadorias Regionais de Educação (CRE?s) que atuam junto à Fase.
Também participaram da abertura o promotor de justiça, Júlio Almeido e a juíza do trabalho, Carolina Beck.
Programação:
22/6/12 ? Sexta-feira
Local: Auditório do Prédio B do IPA ? Rua Cel. Joaquim Pedro Salgado, 80 ? Bairro Rio Branco ? POA
8h ? Credenciamento e acolhida
9h ? Abertura: GT- SEDUC/FASE
10h ? Palestra: ?Função social dos educadores no contexto da socioeducação?
Palestrante: Ana Paula Motta Costa
11h ? Questionamentos e debate
12h ? Almoço
13h30min ? Apresentação do Diagnóstico da realidade dos alunos atendidos nas unidades da FASE
- Leonel Rodrigues - FASE
14h15min? Apresentação do Trabalho socioeducativo desenvolvido pelos profissionais da FASE.
- Ricardo Aquino ? Assessor Pedagógico da FASE
15h15min ? Intervalo
15h30min ? Atividade em grupos, com a seguinte provocação:
- Quais as possibilidades e limites da socioeducação?
16h40min- Encaminhamentos do dia
23/6/12 ? Sábado
Local: - Auditório do Prédio A do IPA
8h ? Pressupostos para a Reestruturação do Projeto Pedagógico das escolas
- Atual organização
- Dificuldades e possibilidades a luz da atual legislação
- Adriana Rodrigues ? SEDUC
10h ? Intervalo
10h15min ? Debate
11h30min- Encaminhamentos da Formação