Ronald Krummenauer toma posse como Secretário Estadual da Educação

SEDUC- RS - Na tarde desta quarta-feira (03/05) o Governador José Ivo Sartori deu posse ao novo Secretário de Educação do Estado, Ronald Krummenauer. FOTO: RODRIGO RODRIGUES/SEDUC
Posse novo Secretário de Educação - Foto: Rodrigo Rodrigues/SEDUC
Por Marieli Rangel

O governador José Ivo Sartori empossou, nesta quarta-feira (3), durante cerimônia realizada no Palácio Piratini, o novo secretário da Educação, Ronald Krummenauer. O administrador de empresas é o sucessor de Luís Alcoba de Freitas, que permaneceu por 11 meses à frente da pasta e anteriormente exerceu o cargo de secretário adjunto.

Em seu pronunciamento, Alcoba agradeceu ao governador Sartori pela oportunidade e disse que o momento era “de gratidão e agradecimento”. Ele ressaltou que assumiu a Seduc durante um período de crise, com greve do magistério e ocupações nas escolas, e buscou “trabalhar com diálogo franco e respeitoso”.

Sobre os projetos, Alcoba falou dos investimentos em obras escolares, que neste ano já totalizam cerca de RS 100 milhões, beneficiando mais de 400 instituições de ensino. Também destacou os recursos empregados na compra de mobiliários e equipamentos para as escolas, na ordem de R$ 35 milhões.
Krummenauer, por sua vez, argumentou que o principal foco da sua gestão será desenvolver “uma educação de qualidade voltada ao aluno”. Há décadas, segundo ele, “o Rio Grande do Sul tem falhado neste aspecto e os estudantes estão saindo do ensino médio com menos que o necessário para o mercado de trabalho”, disse.

O novo secretário da Educação também afirmou que o século XXI exige pessoas cada vez mais qualificadas e conectadas com um universo de constante e veloz avanço tecnológico. “O Estado que largar na frente nesse processo, não tenho dúvida alguma, levará vantagem sobre os demais”, finalizou.
O cargo de secretária adjunta da Seduc permanece com a professora Iara Wortmann, que também será responsável pela direção-geral da pasta.

“O desafio é grande e o trabalho é gigantesco”

Em seu discurso, o governador José Ivo Sartori frisou que quando o assunto é a educação dos gaúchos “o desafio é grande e o trabalho é gigantesco”. Ele acredita que Krummenauer possui capacidade prática para encarar o momento e seguir pela direção de melhorar os índices do ensino na rede estadual.

“O aprendizado exige um movimento de toda a sociedade. Para conquistarmos melhorias, precisamos ter em mente que a educação é de todos os gaúchos. O nosso aluno precisa estar preparado para decidir o seu futuro e este é o nosso papel”, finalizou Sartori.