Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio é homologado pelo Conselho Estadual de Educação (Ceed)

Publicação:

17094832 287414 GDO
Crédito: - Foto: Seduc
Por Diego da Costa

O Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio foi homologado nesta quarta-feira, 20 de outubro, pelo Conselho Estadual de Educação (Ceed) do Rio Grande do Sul. A partir desta decisão, será dada a continuidade do Plano de Implementação que prevê a oferta do Ensino Médio nesta nova estrutura em todas as escolas estaduais da etapa, além da consolidação de materiais didáticos e a formação de professores.

A Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul conta, atualmente, com 299 escolas-piloto do projeto de implantação do Novo Ensino Médio, as quais iniciaram suas atividades em 2019. Como parte da construção do projeto-piloto, foram realizados 299 hackathons com os professores da rede estadual, por meio dos quais definiu-se as temáticas dos itinerários formativos a serem ofertados.

 O Novo Ensino Médio surgiu como uma proposta para a renovação de oferta de educação aos jovens brasileiros e visa aproximar as escolas da realidade dos estudantes, com a atualização da etapa por parte das novas demandas e complexidades dos dias atuais. Entre seus objetivos, estão o protagonismo do estudante e a permanência escolar por meio de aprendizagens significativas.

Pela proposta, o primeiro ano, que iniciará em 2022, contempla a formação geral básica. Nessa etapa, o aluno tem as disciplinas normais de formação geral: Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, Artes, entre outras, além de carga horária destinada a seu Projeto de Vida e sua relação com o mundo do trabalho.

No segundo ano, que iniciará em 2023, depois de o aluno trabalhar seu Projeto de Vida, ele poderá optar por itinerários formativos que contemplem seus interesses e anseios.

Secretaria da Educação