Reestruturação dos Núcleos de EJA é tema de reunião na Seduc
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Para tratar da reestruturação do atendimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos Núcleos Estaduais de EJA e Cultura Popular (Neeja), está sendo realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reunião com diretores de Neejas e representantes de Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) nesta terça-feira (8) em Porto Alegre.
O encontro foi aberto pelo secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, que ressaltou a importância social da educação de adultos. Para o titular da Seduc, um dos grandes desafios postos para a educação pública é a recuperação do passivo de escolarização existente, especialmente entre jovens e pessoas com até 40 anos, muitas delas sem o Ensino Fundamental. ?Este passivo nos demonstra a necessidade de garantir um atendimento cada vez melhor e adequado à demanda?, disse Azevedo. Para o secretário, uma reestruturação dos Neejas deve levar em consideração a relação com os alunos, que deve prever a construção de cidadania, além de, pedagogicamente, ter como objetivo o compromisso maior com a aprendizagem e com a diminuição de taxas de abandono.
De acordo com a assessora responsável pela EJA na Seduc, Adriana Rodrigues, no Estado estão implantados 24 Neejas, sendo cinco em Porto Alegre e os demais no interior do Estado. Ela explica que os Núcleos foram criados em substituição aos Centros de Exames Supletivos. A proposta original, explica Adriana, consistia em constituir os Neejas como espaço de troca de saberes, em que as vivências de educandos e educadores possibilitam a ampliação de saberes, ?numa relação de respeito e diálogo?.
No total, a rede estadual tem 76.435 inscrições na EJA. Em turmas de Ensino Fundamental são 36.939 estudantes. No Ensino Médio, 39.496 (dados atualizados pelo Departamento de Planejamento da Seduc em 8 de outubro de 2013).
A proposta de reestruturação
Aos Neejas cabe certificar a conclusão de componentes curriculares, áreas do conhecimento ou a conclusão de cursos de Ensino Fundamental ou Médio na modalidade de EJA.
A proposta construída pela Seduc prevê como finalidade a aplicação dos exames fracionados para certificação da Educação Básica, com apoio presencial. Os critérios para ingresso incluem mais de 15 anos para Ensino Fundamental e 18 anos para o Médio. Alunos com menos de 18 anos devem frequentar o Neeja, caso não estejam matriculados em outra instituição.
Para realizar os exames, o aluno deverá ter finalizado carga horária referente a cada área do respectivo nível (Totalidades). São 16 exames no Fundamental e 12 no Ensino Médio. Esses exames devem ser oferecidos para aplicação no mínimo bimestralmente.
Totalidades Finais ? Ensino Fundamental
Total de 320 horas ? 4 níveis ? Em cada Nível, a carga horária é distribuída por área do conhecimento, sendo 20h de Linguagens, 20h de Matemática, 20h de Ciências da Natureza e 20h de Ciências Humanas, totalizando 80h cada nível.
O nível 1 corresponde à Totalidade 3; o nível 2, à Totalidade 4, o nível 3 à totalidade 6 e o Nível 4, à Totalidade 6.
Para o Ensino Médio, são três níveis, 1, 2 e 3, nas Totalidades 7, 8 e 9, respectivamente. A carga horária total proposta é de 240h, 80h para cada nível/totalidade, sendo 20h para Linguagens/Redação, 20h para Matemática, 20h para ciências da Natureza e 20h para Ciências Humanas.