Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Projeto incentiva leitura em hospitais, clínicas e lares de acolhimento

Ação é responsável pela abertura de seis bibliotecas na região de Erechim

Publicação:

Crédito: Arquivo Seduc
Crédito: Arquivo Seduc
Por Rodrigo Peixoto

Levar o mundo da informação e da fantasia presente na leitura para ambientes longe das escolas é a missão escolhida por Claire Bresolin, servidora da 15ª CRE, que deu origem ao projeto Biblioteca me leva a outros lugares. A iniciativa busca proporcionar mais visibilidade à prática da leitura em hospitais, clínicas e lares de acolhimento.

O ponto de partida para a ideia ocorreu por acaso. Ao aguardar a chamada para uma consulta médica, Claire percebeu o grande fluxo de pacientes esperando atendimento e imaginou que caso tivessem a oportunidade de ler durante esse período, certamente aproveitariam. A aposta se provou correta e o projeto Biblioteca me leva a outros lugares nasceu. Hoje, já recebem a iniciativa seis locais: o Hospital Santa Mônica, Lar da Criança e Cantinho da Luz, em Erechim, Hospital Comunitário, em Aratiba, Casa de Repouso, em Barão de Cotegipe, e o Lar Aflorar, em Entre Rios do Sul.

“Ver no rosto de crianças, adultos e idosos a alegria ao passar as páginas de um livro nos enche de satisfação. Acredito que ações como essa geram impacto positivo ao aproximar as pessoas da leitura e seus benefícios”, afirma Claire.

O projeto, que possui orientação do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (SEBE) e da Secretaria da Educação, conquistou a comunidade e conta com o apoio de uma ampla rede de empresas da região.

Como funciona?

As estruturas físicas das bibliotecas são definidas de acordo com a realidade de cada local. Os parceiros projetam os móveis e demais necessidades como: pintura, tapetes, cadeiras, almofadas, entre outros.

Em média, cada biblioteca possui cerca de 300 livros, transferidos do Banco do Livro de Porto alegre, quando inauguradas. A partir daí, passam a ser aceitas doações de livros em ótimo estado por parte da comunidade.

Cada espaço recebe diariamente 50 visitantes de diversas faixas etárias. Já nas casas de acolhimento, voluntários auxiliam os moradores com leitura de histórias e estudos.

Secretaria da Educação