Podcast "Hora da Educação" destaca práticas de sucesso das escolas com melhores resultados no Ideb 2023

Foto que mostra a secretária da educação, Raquel Teixeira, no estúdio do podcast, junto com as diretoras das melhores nota do IDEB entre as escolas da rede estadual.
A secretária da educação, Raquel Texeira, apresenta o programa, que vai ao ar quinzenalmente - Foto: Gustavo Perez | ASCOM Seduc

No episódio especial desta semana do podcast Hora da Educação, os destaques foram as diretoras das escolas da rede estadual que tiveram os melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, o principal indicador da qualidade de educação no Brasil. Apresentado pela Secretária da Educação, Raquel Teixeira, o programa foi transmitido ao vivo na terça-feira (4/9), às 19h, no canal TV Seduc RS, no YouTube.

As diretoras convidados foram Cecília Bondan, Heloísa do Amarante, Madga Lucrécia da Paz e Mônica Pivatto, além da vice-diretora Angélica Pegoraro. Elas compartilharam as práticas pedagógicas que levaram aos avanços observados em suas escolas. Tendo um papel de liderança em suas comunidades escolares, as quatro entrevistadas comentaram que o esforço coletivo foi decisivo para aumentar as notas do Ideb.

A diretora Heloísa, da Escola Carlos Fetter, em Farroupilha, ressaltou o bom desempenho da instituição. No quinto ano do Ensino Fundamental, os estudantes atingiram a nota de 8,3 no Ideb, muito acima da média nacional de 5,8, além de ter uma média de 100% de aprovação. Com isso, a escola está na 18° posição do ranking nacional entre as escolas públicas dos anos iniciais. Em Matemática, a escola atingiu a proficiência de 290 do quinto ano, equivalente à média nacional do nono ano da rede privada.

Nos Anos Finais, a Escola Afonso Pena, representada pela diretora Cecília e pela vice-diretora Angélica, também demonstrou avanços expressivos. A escola de Frederico Westphalen obteve um IDEB de 7,1 no nono ano, enquanto a média nacional é de 4,7. Em Matemática, os alunos do nono ano atingiram 320 pontos, resultado correspondente ao terceiro ano do Ensino Médio da rede privada. O desempenho em Língua Portuguesa, com 309 pontos, está acima da média estadual para o Ensino Médio.

A diretora Cecília reforçou a importância da união entre alunos, pais e professores, afirmando que o "segredo é a cooperação entre todos em prol da educação". Já a diretora Angélica enfatizou a necessidade de um trabalho contínuo, que envolve conversas frequentes com as famílias e acompanhamento próximo dos alunos.

Por sua vez, a diretora Heloísa mencionou a parceria com o município na educação infantil e afirmou que as crianças da escola terminam a alfabetização logo no primeiro ano Ensino Fundamental. Ela falou ainda sobre o comprometimento dos professores da escola, que não veem a docência somente como um trabalho, mas assumem a missão de educar com dedicação.

A Escola João Borges Fortes, de São Leopoldo, é outro exemplo de sucesso, com um crescimento de 81% no IDEB, passando de 2,6 em 2019 para 4,7 em 2023. Para a diretora Magda, isso só foi possível devido à criação de um ambiente escolar acolhedor e focado nas dificuldades dos estudantes, enfatizando o papel de funcionários, professores e direção.

No município de Butiá, a Escola Visconde de Mauá conseguiu um salto no Ideb de 114%, indo de 2,8 em 2021 para 6 em 2023. Segundo a professora Magda, a fórmula para alcançar esse resultado foi o “trabalho incansável e em equipe, onde professores são ouvidos e a troca de experiências entre alunos é incentivada”.

Durante o programa, a secretária Raquel Teixeira comemorou os avanços, principalmente com os percentuais de engajamento dos estudantes nas provas. ”A rede estadual gaúcha evoluiu muito no percentual de participação do Ideb, passando de 75% no Ensino Médio, 90% nos Anos Iniciais e 84% nos Anos Finais do Ensino Fundamental”.

Além disso, ela refletiu sobre os desafios contemporâneos das aprendizagens. “O século 21 é desafiador tecnologicamente, com questões como inteligência artificial, além de crises climáticas, econômicas e demográficas. Precisamos de pessoas que saiam das escolas com a capacidade de resolver os problemas que temos no Estado, no Brasil e no mundo”, concluiu.

O Hora da Educação, projeto da Secretaria da Educação, é transmitido duas vezes por mês e discute temas relevantes para a rede estadual, trazendo reflexões e práticas que refletem sobre a realidade dos estudantes, professores e de toda a comunidade escolar.

Assista ao episódio completo