Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Nutricionistas participam de reunião de trabalho na Seduc

Evento mobilizou representantes das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs)

Publicação:

Representantes das CREs compartilharam seus relatos de atividades da Alimentação Escola
Representantes das CREs compartilharam seus relatos de atividades da Alimentação Escolar - Foto: Diego da Costa
Por Diego da Costa

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Departamento de Articulação dos Municípios (DAM), promoveu, nesta terça-feira, 5 de novembro, um encontro de trabalho com os técnicos em nutrição e assessores de Alimentação Escolar das 30 Coordenadorias Regionais do Estado (CREs). O evento, ocorrido no Auditório Paulo Freire, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), apresentou a legislação, o cardápio de 2020 e um balanço das ações de 2019 nas instituições de ensino.

Na ocasião, foram realizadas ainda apresentações do Programa Saúde na Escola (PSE), do Conselho Estadual de Alimentação Escolar (CEAE) e relatos das atividades dos assessores nas suas regiões.

De acordo com a responsável técnica da Assessoria de Alimentação Escolar e Nutrição da Seduc, Luana Petrini, a proximidade da Mantenedora com as CREs é fundamental para padronizar o atendimento e garantir um serviço de qualidade à comunidade escolar gaúcha. “Esses encontros são importantes para que o quadro técnico atue na mesma direção. Todos fazem um grande trabalho e queremos que tenham sempre as informações atualizadas para o bom andamento do programa nas escolas”, destaca.

Alimentação Escolar

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional. O repasse é feito diretamente aos estados e municípios, com base no Censo Escolar realizado no ano anterior ao do atendimento.

O Programa é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), pelo FNDE, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Ministério Público.

 

Secretaria da Educação