Nutricionistas participam de reunião de trabalho na Seduc

Evento mobilizou representantes das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs)

Representantes das CREs compartilharam seus relatos de atividades da Alimentação Escolar - Foto: Diego da Costa
Por Diego da Costa

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Departamento de Articulação dos Municípios (DAM), promoveu, nesta terça-feira, 5 de novembro, um encontro de trabalho com os técnicos em nutrição e assessores de Alimentação Escolar das 30 Coordenadorias Regionais do Estado (CREs). O evento, ocorrido no Auditório Paulo Freire, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), apresentou a legislação, o cardápio de 2020 e um balanço das ações de 2019 nas instituições de ensino.

Na ocasião, foram realizadas ainda apresentações do Programa Saúde na Escola (PSE), do Conselho Estadual de Alimentação Escolar (CEAE) e relatos das atividades dos assessores nas suas regiões.

De acordo com a responsável técnica da Assessoria de Alimentação Escolar e Nutrição da Seduc, Luana Petrini, a proximidade da Mantenedora com as CREs é fundamental para padronizar o atendimento e garantir um serviço de qualidade à comunidade escolar gaúcha. “Esses encontros são importantes para que o quadro técnico atue na mesma direção. Todos fazem um grande trabalho e queremos que tenham sempre as informações atualizadas para o bom andamento do programa nas escolas”, destaca.

Alimentação Escolar

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional. O repasse é feito diretamente aos estados e municípios, com base no Censo Escolar realizado no ano anterior ao do atendimento.

O Programa é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), pelo FNDE, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Ministério Público.