Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Novo módulo do Letramento Digital inicia com primeiras orientações

O palestrante Márcio Machado mostrou espaços de suporte que a Seduc disponibilizará aos professores

Publicação:

Primeiro encontro teve como foco dar as primeiras orientações sobre o uso do Google Sala de Aula
Primeiro encontro teve como foco dar as primeiras orientações sobre o uso do Google Sala de Aula - Foto: Seduc
Por Isabella Sander

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Centro de Gestão e Inovação (Cegin) e do Departamento Pedagógico (DP), iniciou nesta segunda-feira, 27 de julho, um novo módulo do Letramento Digital das Aulas Remotas da Rede Estadual de Ensino. O primeiro encontro teve como foco dar as primeiras orientações sobre o uso de ferramentas básicas para a docência neste momento, como Documentos, Apresentações, Formulários e Sala de Aula.

O palestrante, especialista e pós-doutor em Inovação, Márcio Machado, apresentou alguns novos espaços de suporte que a Seduc disponibilizará aos professores. Além do curso de Letramento Digital, será oferecido material didático, com mais de cem vídeo-tutoriais curtos, sobre assuntos e ferramentas diversas.

Também passará a funcionar, no decorrer desta semana, uma rede de suporte/tutoria até o final do ano, com uma equipe de mais de 80 pessoas, que responderão a questionamentos das 8h às 22h. Além disso, a cada live do Letramento Digital, será feito, no dia seguinte, um vídeo com um “aulão” de respostas às principais perguntas surgidas naquele módulo.

As aulas ao vivo ocorrem nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 14h. Nas terças e quintas às 17h e no sábado às 11h, ocorrem as aulas gravadas para tirar dúvidas dos educadores. A transmissão ocorre sempre pelo canal do Youtube TV Seduc RS, até o dia 2 de outubro, e todas as aulas ficarão gravadas.

Durante a primeira aula, Machado acessou ao vivo o Google Sala de Aula e algumas das ferramentas disponíveis, indicando os passos iniciais que os professores precisam dar para usar a plataforma. Ele lembrou que, para fazer o acesso, o docente precisa fazer o login com a sua conta educacional – caso os atalhos para as aulas do educador não apareçam automaticamente, é preciso conferir se o Google não está logado na conta pessoal do usuário.

O palestrante lembrou, ainda, que o sucesso de uma aula virtual não depende da tecnologia. “Eu sei que muitos acham que o principal é dominar a tecnologia, mas não é. Diminuam a importância que vocês dão às tecnologias: o que vai fazer diferença é a metodologia”, destaca. Ainda que seja necessário ter noções de algumas tecnologias, Machado afirma que ela é apenas o caminho para o conhecimento, e que é importante apostar menos em conteúdo e mais em estratégias e atividades pedagógicas durante as aulas.

Capacitação em Letramento Digital

No decorrer do Letramento Digital estão sendo abordados os seguintes tópicos: Tecnologias Assistivas; Cidadania Digital e Educação Midiática; Modelos de Atividades Remotas; Aulas Remotas com Google Sala de Aula; Atividades Pedagógicas no Ambiente Virtual; Recursos Avançados das Ferramentas Gsuite; Metodologias Ativas na prática; Explorando Tecnologias Educacionais por Área; e Socialização de Práticas Pedagógicas.

Aulas Remotas

Para que todos estejam preparados para as Aulas Remotas, a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul realiza capacitações para utilização da plataforma Google Sala de Aula com os professores e estudantes da Rede Estadual de Ensino. A iniciativa compõe o modelo híbrido de ensino, que também compreende as aulas presenciais, sem data de retorno.

 

Confira a programação da semana

28/7 - Vídeo gravado com tira-dúvidas pelo canal do Youtube TV Seduc RS

29/7 - Gestão da Conta Educacional pelo Chrome e Gmail (ao vivo)

30/7 - Vídeo gravado com tira-dúvidas pelo canal do Youtube TV Seduc RS

31/7 - Aulas com Google Meet, Google Agenda e Jamboard (ao vivo)

01/8 - Vídeo gravado com tira-dúvidas pelo canal do Youtube TV Seduc RS

Secretaria da Educação