Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Novo Ciclo do Programa Saúde na Escola (PSE) recebe adesão até 16 de fevereiro de 2021

Atualmente, mais de 1 milhão de estudantes gaúchos são beneficiados pelo programa

Publicação:

30170513 274437 GDO
Crédito: - Foto: Diego da Costa
Por Diego da Costa

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), solicita a todas às Secretarias Municipais de Saúde a atualização e a adesão ao novo ciclo do Programa que recebe inscrições até 16 de fevereiro de 2021.

A iniciativa, que renova a Portaria n° 1.055, do governo federal, busca contribuir para a formação integral dos estudantes de rede pública por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

Atualmente, no Rio Grande do Sul, são 4.454 escolas participantes e mais de 1 milhão de estudantes gaúchos beneficiados. No caso das creches, são 1.377 instituições de ensino pactuadas e 87.801 alunos atendidos. Mais informações podem ser obtidas aqui.

Conforme a coordenadora estadual do Programa Saúde na Escola (PSE), Carem Fortunato, é muito importante que os municípios renovem a sua participação e deem continuidade às ações nas instituições de ensino do Estado, principalmente pela importância da conscientização sobre os protocolos sanitários e medidas de prevenção ao coronavírus.

“A adesão e a atualização dos municípios ao novo ciclo do PSE é fundamental para o bem-estar dos nossos estudantes. Principalmente para orientar e proteger a comunidade escolar da pandemia de coronavírus”, explica.

Programa Saúde na Escola (PSE)

O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286. A articulação entre estabelecimentos de ensino e Rede Básica de Saúde é a base do programa. O objetivo é desenvolver políticas públicas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos, promovendo saúde e educação integral. Entre as suas principais atividades, encontram-se as ações de combate ao Aedes Aegypt, a prevenção do uso de drogas e álcool e de doenças sexualmente transmissíveis, saúde bucal, auditiva e ocular, acompanhamento vacinal e alimentação saudável. 

Secretaria da Educação