NEEJA de Ijuí apresenta projetos que buscam a reintegração social de indivíduos no sistema prisional
Publicação:

No último dia 27, ocorreu a apresentação dos projetos integrados entre os setores da Educação, Segurança, Trabalho, Assistência Social e Psicológica na Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí, onde está localizado o Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) Agente Penitenciário Jair Fiorin. O intuito da ação é desenvolver, por meio de encontros, novas oportunidades de trabalho e estudos para indivíduos inseridos no sistema prisional, em parceria com empresas privadas da região.
Participaram do evento a coordenadora Regional de Educação da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Eveline de Souza Eberle, a diretora da Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí (PMEI), Darlen Grasiele Bugs, a assessora jurídica Patrícia Inês Mader, a diretora do NEEJA, Anelise Belinaso e equipe de professores, e a coordenadora Pedagógica, Rosane Bieler Menezes.
De acordo com a coodernadora Eveline, o título do projeto “Construindo pontes entre trabalho, segurança e educação” é uma referência ao início de um importante caminho para potencializar habilidades e oportunizar a reintegração social. “Ainda estamos em processo de construção e implantação dos projetos, a relação com a prática se dá na oportunidade de escolarização para pessoas privadas de liberdade. Temos o intuito de reintegrá-los à sociedade e que a partir das aprendizagens possam de alguma forma voltar ao mercado de trabalho”, afirma Eveline.