Mostra exibe projetos de Clubes de Ciências do Campo em Santo Antônio da Patrulha

54ee0517 313e 4996 89a8 392add48219a
Alunos das Escolas do Campo da 11ª CRE - Foto: Seduc
Por CAINAN SILVA SOB SUPERVISÃO DE BRUNA DE BEM

No dia 18 de novembro, foi realizado o VI Encontro dos Clubes de Ciências do Campo – UFRGS na sede da AABB-Associação Atlética Banco do Brasil, em Santo Antônio da Patrulha. Durante o evento, ocorreu o encerramento do “Curso de Formação de Coordenadores dos Clubes de Ciências do Campo: Articulando Saberes do Campo com as Áreas do Conhecimento”. O encontro, organizado pela 11ª Coordenadoria Regional de Educação, juntamente com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, envolveu 13 Escolas de Educação Básica, entre elas 10 da Rede Estadual da 11ª Região Escolar e três da Rede de Ensino Municipal de Nova Santa Rita.

A ação teve como objetivo fomentar e incentivar a criação dos Clubes de Ciências do Campo através da “Mostra de Projetos e Atividades Pedagógicas que priorizam intervenções interdisciplinares e valorizam o desenvolvimento da Educação Científica através de ações realizadas nas escolas do campo”. A atividade contou com a apresentação de 13 projetos Científicos, todos com foco na implementação dos Clubes Ciências do Campo, planejados pelos cursistas, entre os meses de setembro e novembro de 2021, sob a orientação dos professores que ministraram as aulas, e coordenação dos professores Drs. José Vicente Lima Robaina (UFRGS) e Roniere dos Santos Fenner (Campus Litoral Norte-UFRGS).

Estiveram presentes na ocasião Josélia Fraga, secretária Municipal de Educação de Santo Antônio da Patrulha, Fabricio Soares, coordenador da 11ª Coordenadoria Regional de Educação e Liane Ludwig Loder, diretora-geral da UFRGS – Campus Litoral. “Não basta manter as Escolas do Campo abertas, faz-se necessário também dar condições para que estas desenvolvam a “Educação do Campo” de forma sustentável, primando pelo potencial do meio rural, valorizando as produções e as riquezas da terra”, declarou o coordenador da 11ª CRE, Fabrício Soares.

O evento contou ainda com a participação de diretores, professores, funcionários, pais e estudantes das escolas participantes dos cursos do Clubes de Ciências do Campo, representantes do Departamento do Meio Ambiente de Santo Antônio da Patrulha e do Centro de Orientação ao Escolar do Município de Alvorada.