Martins promove o 1º Canto Guri de Bagé
Publicação:
Com o objetivo de incentivar e apoiar os jovens no cultivo das tradições gaúchas, nos dias 13 e 14 de maio, às 19h, a Escola Estadual de Ensino Médio Silveira Martins e o Grupo Cultural e Histórico do Tradicionalismo Gaúcho GCHT Província de São Pedro estão promovendo o 1º Canto Guri de Bagé, que será realizado no pátio da escola.
O evento é um festival de músicas nativistas dividido em categorias: mirim (até 10 anos), infanto-juvenil (de 11 a 14 anos), juvenil (de 15 a 17 anos) e adulto (a partir de 18 anos). Todos os participantes estão matriculados em escolas da região. O intérprete deverá apresentar-se pilchado com indumentária típica do Rio Grande do Sul. A interpretação será somente vocal ficando de responsabilidade do inscrito o acompanhamento musical.
A diretora da escola, Marlize Frantz, explicou que a ideia do festival surgiu devido ao sucesso de uma gincana já realizada na escola, a Gincana Farroupilha. Como os alunos demonstravam muito interesse, foi pensado então em realizar algo que envolvesse a comunidade e que ajudasse a disseminar a cultura tradicionalista. ?Nós sabíamos que nossa gincana envolvia a todos, então pensamos em organizar esse festival para fortalecer as nossas raízes entre os alunos, a expectativa é muito grande?, afirmou Marlize.
O 1º Canto Guri de Bagé, tem o apoio da Prefeitura Municipal de Bagé, Secretaria Municipal da Cultura e da Educação, Daeb, Câmara de Vereadores de Bagé e 13ª Coordenadoria Regional da Educação. A entrada é franca, mas será solicitado 1kg de alimento não perecível para doação a entidades carentes do município. Os vencedores receberão troféus de acordo com suas categorias.