Mariza Abreu participa da abertura do 10º Congresso da Escola Particular
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As novas formas de pensar a Educação foram discutidas durante o primeiro dia do 10º Congresso da Escola Particular, promovido pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado (SINEPE/RS). O evento reuniu centenas de professores e gestores educacionais nesta quarta-feira, 22, no Campus da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS), em Porto Alegre. A secretária da Educação, Mariza Abreu, participou da abertura representando o governo do Estado. O congresso seguirá até sexta-feira, 24, onde estarão em debate temas relacionados às novas ferramentas de construção do conhecimento, a análise do rendimento escolar e o papel do educador no mundo contemporâneo.
Ao pontuar alguns aspectos abordados sobre avaliação educacional no painel do coordenador do Programa Internacional de Avaliação Comparada (PISA), Andreas Schleicher, a secretária explicou que o Rio Grande do Sul está trilhando um caminho alinhado com as concepções mundiais sobre o tema. ?Sabemos que para melhorar a qualidade da Educação precisamos avaliar os alunos em áreas chaves, como linguagens e resolução de problemas matemáticos. A partir desse trabalho podemos traçar um diagnóstico para corrigirmos problemas e melhorarmos a aprendizagem?, observou.
Mariza Abreu afirmou que o Brasil está sintonizado com os debates sobre avaliação educacional. Segundo a secretária, o país iniciou o processo de avaliação escolar dos alunos no início da década de 1990. ?Atualmente, a Prova Brasil e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) estão consolidados e inspiraram o surgimento de ações semelhantes por parte dos Estados?, afirmou. Ela citou como exemplo os sistemas de avaliação promovidos pelos governos de São Paulo (SARESP), Minas Gerais (SIMAVE), Ceará (SPACE), Pernambuco (SAEPE), Goiás (SAEGO), Tocantins e Rio de Janeiro.
No Estado, o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS) é promovido desde 2007, avaliado estudantes da 2ª e 5ª séries (ou 3º e 6º ano) do ensino fundamental e 1° ano do ensino médio, em Língua Portuguesa e Matemática. O SAERS está dividido por níveis que classificam a aprendizagem como Abaixo do Básico, Básico, Adequado e Avançado. A formatação dos dados possibilita o acompanhamento da evolução do desempenho escolar dos estudantes gaúchos dentro das metas do Compromisso Todos pela Educação, que estabelece melhoria gradual da aprendizagem em todo o país até 2022.