Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Live do projeto "CER com você, professor" aponta habilidades para o professor nos novos tempos

Terceiro episódio da série desenvolvida pelo Sebrae, realizado nesta segunda-feira (13), contou com o palestrante Caio Dib

Publicação:

Imagem de Caio Dib durante a live
Dib é fundador da iniciativa “Caindo no Brasil” - Foto: Seduc
Por Isabella Sander

O Sebrae RS realizou, nesta segunda-feira, 13 de julho, a terceira edição da iniciativa “CER com você, professor!”. Com o tema “Habilidades e Competências dos Educadores para os Novos Tempos”, a live, transmitida pelo canal do Youtube CER Sebrae, contou com a presença de Caio Dib.

00:00:00/00:00:00

CER com você, professor! Episódio 3: Habilidades e competências dos educadores para os novos tempos

Live do Sebrae aponta habilidades necessárias para o professor nos novos tempos Crédito: CER Sebrae

O educador é fundador da iniciativa “Caindo no Brasil” e divulga em seu site oportunidades e práticas que promovem a inovação na educação brasileira. Ele é formado em Jornalismo, consultor em Educação, palestrante e já escreveu os livros “Caindo no Brasil: uma viagem pela diversidade da educação”, “Educação Reinventada: a tecnologia como catalisadora de uma nova escola” e “Guia de Sobrevivência da Educação Inovadora”.

Durante a apresentação, Dib destacou que um dos desafios para o professor é abrir mão do controle que tinha dentro da sala de aula. “Como ter controle, tendo várias varinhas diferentes em uma sala virtual, não controlada por nós? É preciso aprender a dar aula liberando um pouco a mão do meu controle, sendo um facilitador naquele ambiente”, avalia.

Durante o encontro, o palestrante ainda afirmou que é professor precisa repensar, no contexto de aulas remotas, questões básicas, como a forma de avaliar os conhecimentos dos seus alunos e o tempo de suas aulas, uma vez que, enquanto um período de 50 minutos é curto presencialmente, pode ser longo na modalidade remota. Ele sugere estratégias para manter a atenção dos estudantes, como fazer exercícios de chegada e intercalar partes expositivas e dinâmicas nas aulas. “Tem mil caminhos para amenizar os problemas das aulas à distância, tudo vai depender da sua realidade, do seu grupo”, observa Dib.

Próximos encontros

O quarto episódio será o último da série. O encontro tratará da importância de o professor do século 21 trabalhar temas como inovação, mundo digital e valores humanos.

Sobre o CER com você, professor

O “CER com você, professor” foi idealizado pelo Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER), a pedido da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), como forma de atender os 60 mil educadores da Rede Estadual. O projeto cresceu e, por isso, o Sebrae resolveu dar abrangência nacional ao conteúdo. Os quatro episódios serão exibidos em tempo real e, depois, ficarão gravados, no canal do Youtube CER Sebrae.

Secretaria da Educação