Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Live apresenta Trilha Formativa de Diálogos Socioemocionais

Publicação:

Card com fundo verde, destacando o lançamento da Trila Formativa do Programa Diálogos Socioemocionais
Iniciativa é voltada para os Anos Finais do Ensino Fundamental, organizada dentro do componente curicular de Projeto de Vida - Foto: Divulgação ASCOM Seduc
Por Daniel Marcilio

 A Secretaria da Educação (Seduc) realizou, nesta terça-feira (15/4), uma live de apresentação sobre a Trilha Formativa Diálogos Socioemocionais. Direcionada aos professores responsáveis pelo componente projeto de vida dos Anos Finais do Ensino Fundamental e aos supervisores escolares, a transmissão abordou os detalhes do programa, trazendo orientação e esclarecimentos sobre a formação, que está disponível na página do Portal Educação RS.

Para ter acesso aos conteúdos, os professores devem fazer o login no site. A carga horária da formação é de 8 horas, com atividades assíncronas. Ao final da trilha, os participantes receberão um certificado.

A formação também é voltada para professores do componente curricular Projeto de Vida, supervisores escolares. Na plataforma, serão disponibilizados bancos de planejamento e cadernos de referência.

Nas escolas da Rede Estadual, o Diálogos Socioemocionais é uma proposta pedagógica que envolve o componente curricular Projeto de Vida nos anos finais do Ensino Fundamental. Ele é pautado no desenvolvimento intencional das competências socioemocionais, que são a capacidade de mobilizar e colocar em prática conhecimentos, valores, atitudes e habilidades para se relacionar com os outros e consigo mesmo.

Em parceria da Seduc com o Instituto Ayrton Senna, a iniciativa foi criada para apoiar as redes públicas de Ensino Fundamental e Médio, ajudando a planejar, implementar e acompanhar uma política de Educação Integral. O objetivo é promover um método pedagógico que inclua todas as dimensões da vida dos estudantes, para que eles estejam preparados para os desafios do século XXI.

As competências socioemocionais são capacidades individuais que se manifestam de modo consistente em padrões de pensamentos, sentimentos e comportamentos. Elas são maleáveis e podem ser desenvolvidas ao longo de toda a vida, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar.

A partir dessa perspectiva, os Diálogos Socioemocionais estão pautados pelo modelo SAFE (sequenciada, ativa, focada e explícita), usando reflexões, planos de ação, análise de desigualdades, discussão de valores e aprendizagem ativa.

A matriz utilizada pelo programa está fundamentada em cinco macrocompetências: autogestão, engajamento com os outros, amabilidade, resiliência emocional e abertura ao novo. Elas dão origem e se desdobram em 17 competências socioemocionais. Com a referência e os materiais didáticos dos Diálogos Socioemocionais, o professor do Projeto de Vida auxilia os estudantes a compreender o significado das diferentes competências, que permitem lidar com as emoções e com os relacionamentos.

Baseado em um conjunto de evidências científicas, a proposta apresenta uma metodologia de desenvolvimento e acompanhamento dos estudantes, fundamentada em práticas dialógicas e em um processo de avaliação formativa que envolve o uso de rubricas.

As rubricas são uma autoavaliação que os estudantes realizam em relação às competências socioemocionais, refletindo sobre as suas próprias características, identificando pontos fortes e de melhoria. Os dados são coletados, analisados e sistematizados em relatórios de devolutivas. Com isso, professores e estudantes dialogam sobre os resultados e exploram possibilidades de desenvolvimento.

Os estudantes são incentivados a produzir um plano de desenvolvimento pessoal , definindo metas e ações e exercitando a autonomia.

ASSISTA À LIVE COMPLETA ABAIXO

00:00:00/00:00:00

Lançamento da Trilha Formativa Diálogos Socioemocionais

Live promovida pela Seduc para apresentar a Trila Formativa do Programa Diálogos Socioemocionais Crédito: TV Seduc RS




Secretaria da Educação