Lideranças da Secretaria da Educação participam de formação sobre acolhimento escolar durante crise climática
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O primeiro encontro da Trilha de Acolhimento em Contexto de Crise Climática ocorreu na manhã desta terça-feira (14/5) com a presença de lideranças da Secretaria da Educação (Seduc). A formação, desenvolvida com o apoio do Vozes da Educação e do Instituto Unibanco, tem como objetivo apoiar os profissionais de educação especialmente durante o período de crise climática, apresentando suporte teórico e estratégias de acolhimento para as equipes e a rede escolar.
Um dos pontos de destaque na formação é mostrar que a escola, ao cumprir o papel de local acolhedor, é um dos principais fatores de estímulo ao equilíbrio emocional dos estudantes.
Os encontros abordam conceitos de saúde mental e de competências socioemocionais, destacando a importância da sensibilidade escolar em relação às experiências adversas – pois elas têm potencial de se transformar em trauma.
Ao longo da Trilha Formativa, o intuito é que os participantes possam entender e identificar sinais de necessidade de intervenção junto a pessoas afetadas severamente pelo trauma, bem como compreender os Primeiros Socorros Psicológicos na Escola (PSP-E). Os protocolos buscam proporcionar suporte imediato a pessoas afetadas por situações de emergência. As medidas – que incluem desde acalmar e orientar emocionalmente até conectar a rede de apoio – procuram reduzir os impactos na saúde mental e facilitar a recuperação a longo prazo.
A atividade disponibiliza materiais de apoio e uma avaliação sobre o impacto do processo formativo na prática profissional dos participantes. Nesse primeiro momento, o encontro foi direcionado aos dirigentes da Seduc, incluindo a secretária e a secretária-adjunta da Educação, além de diretores da pasta. Também participarão da Trilha Formativa e de acolhimento os 30 coordenadores regionais de Educação.
Texto: Ascom Seduc
Edição: Secom