Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

InspirAção mobiliza estudantes do Ensino Médio em Pelotas

Publicação:

 InspirAção mobiliza estudantes do Ensino Médio em Pelotas
InspirAção mobiliza estudantes do Ensino Médio em Pelotas
Por João Flores da Cunha

A primeira edição do InspirAção, em Pelotas, foi realizada nesta terça-feira (22). Promovido pela 5ª Coordenadoria Regional de Educação, o encontro teve como público-alvo alunos do Ensino Médio.

Inspirado no Crie o Impossível, o evento ocorreu no auditório da sede Sicredi Interestados RS/ES e reuniu atrações como Paulo César Tinga, empreendedor e ex-jogador de futebol; Sandro Mesquita, produtor cultural e idealizador da Exposição Arquivo Negro; Victoria Amaro, treinadora da categoria de base do Esporte Clube Pelotas; Manuela da Rosa Silveira, empresária e influenciadora digital; João da TV, escritor e CEO da JL do BEM; Mano Rick, produtor musical; Douglas Barcelos, videomaker e músico; e a professora Sílvia Goularte Colvara, do Colégio Estadual Cassiano do Nascimento, que apresentou o projeto "Aluno protagonista".

O evento, que contou com a parceria do Sebrae, foi organizado em dois momentos. Durante a manhã, os convidados buscaram estimular os jovens a refletir sobre o seu potencial, incentivando a criatividade, o protagonismo juvenil e o empreendedorismo, temas presentes na proposta do Novo Ensino Médio.

À tarde, foram ofertadas oficinas mão na massa, realizadas de forma simultânea no Sebrae, Senac e Escola João XXIII, abordando temáticas como sustentabilidade, comunicação, marketing, robótica, fotografia, música, empreendedorismo, projeto de vida, relações humanas, tecnologia, mercado de trabalho, além de mostras de cursos superiores.

Segundo a supervisora da EEEM Bento Gonçalves da Silva, de Cristal, Carina Bukowski Vivas, o evento foi uma grata surpresa para a escola. “Sabemos que é difícil chamar a atenção de jovens, fazê-los pensar além de certos limites. E ali nossas estudantes tiveram a oportunidade de abrir seus horizontes, expandir a mentalidade para coisas que, muitas vezes, nos passam despercebidas”, afirma.

Secretaria da Educação