Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Inscrições para o Enem 2020 já estão abertas

Aplicação das provas impressas está prevista para 1º e 8 de novembro

Publicação:

20200511125754 1200 675   enem
Crédito: - Foto: MEC
Por Isabella Sander

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já estão disponíveis. Nesta edição,  os cerca de 100 mil candidatos poderão escolher entre duas modalidades: a prova impressa, a ser aplicada entre os dias 1º e 8 de novembro, ou a digital, a ser aplicada nos dias 22 e 29 de novembro. Interessados podem se inscrever até 22 de maio. 

Inscrições para o Enem Aqui

Ambas as modalidades do exame terão a mesma estrutura: 45 questões em cada prova e uma redação em Língua Portuguesa. O candidato também deverá selecionar uma língua estrangeira, havendo as opções inglês e espanhol.

Outra novidade neste ano é a obrigatoriedade da inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição, que será utilizada no procedimento de identificação no momento da aplicação da prova.

Inscrição

A taxa de inscrição é de R$ 85, a ser paga até 28 de maio, exceto para quem solicitar e comprovar ter direito à isenção. São isentos os candidatos que estejam cursando em escola da rede pública a última série do Ensino Médio; tenham feito todo o Ensino Médio em escolas da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada e tenham renda per capita familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio; ou estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

 

Pré-Enem na TVE

De forma inédita no Rio Grande do Sul, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc) e da Secretaria de Comunicação (Secom), lança, dia 18 de maio, as aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Pré-Enem Seduc RS).

Serão veiculadas diariamente pela TVE, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h15, totalizando 20 aulas semanais e 344 horas de preparação para todos os componentes curriculares. Os alunos ainda terão acesso às aulas pelo Portal da Educação e poderão conversar com os professores via chat.

O Pré-Enem RS, que contará com quatro períodos diários de 60 minutos e vai contemplar 86 horas/aula para cada área do conhecimento, inclui eixos ligados às disciplinas de Física, Química, Biologia, Matemática, História, Geografia, Filosofia e Sociologia, Literatura, Língua Portuguesa, Artes, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol) e Redação. As aulas seguem até 31 de outubro, semana que antecede o início das provas.

Secretaria da Educação