Secretaria da

Grupo de Trabalho Intersetorial apresenta cronograma de ações de auxílio à rede estadual de ensino

Reunião GT Educação 8
Encontro reuniu organizações representativas e entidades públicas - Foto: Divulgação ASCOM Seduc

O Grupo de Trabalho Intersetorial coordenado pela Secretaria de Educação (Seduc) realizou, nesta terça-feira, uma reunião para apresentar o cronograma de ações de auxílio na rede estadual de ensino, afetada pelos eventos climáticos extremos. Composto por organizações representativas e por entidades públicas, o grupo foi criado para agilizar as medidas de apoio às escolas diante de um cenário de catástrofe climática e ambiental.

O encontro abordou os desafios e as políticas de alinhamento entre as instituições de forma a assegurar a recomposição das atividades e das aprendizagens escolares. As estratégias de busca ativa receberam destaque, com o objetivo de localizar e acolher estudantes cujas famílias perderam suas casas durante as enchentes.

Os participantes também debateram sobre a previsão de repasse de recursos, além de discutirem sobre a necessidade de ações consultivas e de fiscalização que garantam segurança jurídica e eficiência nas medidas adotadas. Questionamentos técnicos foram levantados para orientar os trabalhos de organização. Entre os encaminhamentos, definiu-se que a próxima etapa do grupo de trabalho será traduzir as macroações em microações nas comunidades impactadas.

Participaram da reunião representantes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ) do Ministério Público do RS (MPRS); do Conselho Estadual de Educação (CEED); da União Nacional dos Conselhos Municipais do RS (UNCME-RS); da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs-RS) e do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do RS (Sinepe-RS).