Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Evento virtual da 6ª CRE promove prática de meditação com alunos

Publicação:

Ação da 6ª CRE abordou práticas de meditação
Ação da 6ª CRE abordou práticas de meditação - Foto: Seduc
Por Cainan Silva sob supervisão de Bruna de Bem

Ocorreu, nessa segunda-feira (25), às 18h, um evento virtual que marcou o encerramento das atividades do projeto “Criança em Paz na Escola: Meditação para Crianças”. Durante o encontro, foi promovida a troca de experiências sobre a prática de ensinar a meditação às crianças.

O projeto teve início no dia 13 de setembro, oportunidade em que a Dra. Susan Andrews, do Instituto Visão Futuro, ministrou uma palestra sobre o tema “Gerenciamento do Estresse e Equilíbrio Emocional da Educação e Saúde” para mais de 140 educadores das diferentes escolas dos municípios de abrangência da 6ª coordenadoria Regional de Educação. A palestra, organizada pela 6ª CRE e o Programa Saúde na Escola, introduziu o projeto piloto “Criança em Paz na Escola: Meditação para Crianças”.
O projeto, com o total de sete encontros online, teve como principais objetivos oferecer ferramentas para aliviar o estresse do educador e resgatar seu entusiasmo, autoestima e sensação de missão como educador, assim como capacitar os professores para ensinar técnicas de respiração, relaxamento e meditação em sala de aula. Essas técnicas foram desenvolvidas para aliviar o estresse dos alunos e melhorar sua atenção, memória e desempenho escolar.

O coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, destaca que muitos professores e alunos retornaram ao presencial com sentimento de luto, de perda de familiar e/ou amigos, havendo necessidade de muito acolhimento e um olhar para a saúde do professor e proporcionar ao educador o resgate de entusiasmo e do sentido de missão na educação, consequentemente ajudando com recursos para melhorar o ambiente de sala de aula para uma boa aprendizagem.

Secretaria da Educação