Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Escolas estaduais da Zona Norte de Porto Alegre criam projeto Reconexão para acolher comunidade escolar

Publicação:

Foto de um dia ensolarado no pátio da Escola Ensino Fundamental Júlio Barelli, onde crianças estão reunidas em um círculo, numa atividade de acolhimento.
Iniciativa conta com um guia de atividades incluindo práticas pedagógicas - Foto: Priscila Valério / ASCOM Seduc
Por Priscila Valério

Escolas estaduais da Zona Norte de Porto Alegre, menos atingidas pelas enchentes no Estado, criaram o projeto Reconexão. Com a participação de oito instituições, o objetivo é alinhar ações de acolhimento, bem como identificar necessidades e anseios da comunidade escolar após os eventos meteorológicos de maio.  

A iniciativa estabelece diretrizes para serem executadas nas instituições, incluindo práticas pedagógicas, roda de conversa com pais e familiares, café coletivo com professores e funcionários e reorganização do calendário escolar. Além disso, foi realizada a elaboração do projeto “Adote uma Escola”, que pretende auxiliar as instituições mais afetadas pelas chuvas.

A diretora da Escola de Ensino Fundamental Júlio Brunelli, Vanice Loose, afirmou que, diante da tragédia ambiental, o grupo viu a necessidade de se unir e criar um projeto de acolhimento para os estudantes e equipe diretiva. “É a primeira vez que isso acontece no Rio Grande do Sul. Tivemos que nos juntar, pois sozinhos não teríamos forças. Criamos um guia de atividades, que será realizado conforme a realidade de cada escola. Também fizemos um quiz nas redes sociais para entender as principais dificuldades dos estudantes”, disse.

Para os jovens, a ausência do ambiente escolar foi difícil. A estudante Manuella de Marques contou que sentiu falta da escola e da socialização. “Fomos muito afetados. Poder voltar e receber esse apoio dos colegas e professores é muito bom”, destacou.

A diretora da Escola Técnica Estadual José Feijó, Cleusa Azambuja, explicou que o cenário da maioria dos estudantes foi difícil. “Muitos perderam tudo. Este acolhimento, o afeto e a atenção da escola foram primordiais para eles. Além disso, com a união das outras escolas, pretendemos realizar mais ações que beneficiem a comunidade da região."

Escolas do projeto Reconexão:

  • Escola Estadual de Ensino Fundamental Arhons;
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental Davi Canabarro;
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental Júlio Barelli;
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiza Teixeira Laufer;
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental Poty;
  • Escola Estadual de Ensino Médio Baltazar de Oliveira Garcia;
  • Escola Estadual de Ensino Médio Padre Léo;
  • Escola Técnica Estadual José Feijó.

Edição: Anelize Sampaio/Secom

Secretaria da Educação