Escola José Mânica, em Santa Cruz do Sul, recebe cozinha e refeitório
Publicação:

O secretário-adjunto da Educação, Luís Alcoba de Freitas, esteve no município de Santa Cruz do Sul durante a terça-feira (8). O principal objetivo foi a entrega de melhorias na Escola Estadual de Ensino Médio José Mânica, que atende 580 alunos.
Segundo a diretora Maria de Fátima Castro, há três anos a merenda estava sendo servida nas escadarias da escola, devido à falta de refeitório e cozinha. ?Hoje, podemos entregar a comida quente para as crianças, e isso é motivo de extrema alegria para todos nós?, comemorou.
No local foi construída uma estrutura modulada de 69 m², que será utilizada temporariamente. Além de adequado para a alimentação das crianças, o refeitório é climatizado e também poderá ser desmontado e instalado em outras instituições que necessitam de espaços emergenciais. O investimento foi superior a R$ 126 mil.
?A ideia é que possamos solicitar o apoio das empresas no Programa Escolha Melhor: Sociedade Melhor? e planejar a construção de uma nova escola para a comunidade?, disse Alcoba. O Programa permite o auxílio de pessoas físicas e/ou jurídicas para contribuir na reforma de escolas estaduais, já que o RS conta com mais de 2,5 mil educandários e muitos deles estão em situação precária de infraestrutura.
O ?Escola Melhor: Sociedade Melhor? já foi aprovado pela Assembleia Legislativa e será lançado oficialmente na próxima quarta-feira (16), no Palácio Piratini.
PNAIC
Os compromissos em Santa Cruz do Sul começaram logo cedo, durante a abertura do seminário final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O evento ocorreu na Faculdade Dom Alberto e reuniu alfabetizadores da cidade e região.
?Programas dessa natureza beneficiam toda a população. E essa formação somente está acontecendo pelo envolvimento e participação dos professores. Certamente é um passo importante para melhorar a qualidade da nossa educação?, ressaltou o secretário-adjunto, Luís Alcoba de Freitas.
O PNAIC é uma iniciativa do MEC em parceria com os estados e municípios. O objetivo é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
VISITA
O secretário Alcoba também visitou a escola Alfredo José Kliemann, localizada no bairro Bom Jesus. Na ocasião, foi recebido pelo diretor Luiz André Martin e pelos alunos Rodrigo Mello de Oliveira e Fabrine Gomes, vencedores das Olimpíadas do Conhecimento e estudantes do 9º ano.
Na oportunidade, o presidente da Associação dos Moradores, Clairton Ferreira, entregou um documento ao secretário contendo reivindicações sobre o fechamento das laterais do ginásio esportivo e a troca do piso.
Para encerrar o roteiro, Alcoba visitou a sede da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, acompanhado pelo coordenador Luiz Ricardo Pinho e pela adjunta, Janaína Venzon.