Escola Felipe Marx recebe Prêmio Professor Inovador
Publicação:

Na quinta-feira (31), o professor Ubiratan Ferreira Freitas, da Escola Felipe Marx, de Taquara, recebeu importante premiação regional. Trata-se do 3º Prêmio Professor Inovador, promovido pelas Faculdades de Taquara (FACCAT) e pela Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana (CISC-VP). A cerimônia de premiação aconteceu no Centro de Cultura de Três Coroas e contemplou projetos nas quatro modalidades: educação infantil, ensino fundamental anos iniciais e anos finais e ensino médio.
Dentre os 165 professores inscritos, Ubiratan recebeu a primeira colocação com o Projeto Escola, Cinema e Cidadania. Os curtas produzidos pelos estudantes de Ensino Médio trouxeram para as telas de cinema as experiências do cotidiano, como relações familiares, dependência química, conflitos e romances. Os alunos aprenderam a fazer roteiros, criar personagens e escolher trilhas sonoras. Acolhendo a proposta do Ensino Médio Politécnico, a iniciativa integrou as disciplinas de História, Filosofia e Sociologia, proporcionando aos estudantes uma visão ampliada de diferentes fenômenos sociais.
O diretor da escola, Marcelo Bischoff, ressalta o grande engajamento dos alunos na proposta. Isso não gera espanto, uma vez que os alunos foram os grandes protagonistas da atividade, com direito, inclusive, a exibição de suas produções no cinema da cidade a familiares dos alunos, que puderam apreciar a criatividade de seus filhos, exposta na grande tela.
Para o professor Ubiratan o prêmio é o reconhecimento do que a escola pública pode fazer pela educação. Ele ainda frisa a necessidade de a escola se reinventar: ?devemos valorizar os conhecimentos dos alunos e repensar os seus interesses com novas propostas pedagógicas e projetos?. No horizonte está a II Mostra de Cinema da Escola, que será realizada no dia 05 de dezembro, com novas produções dos alunos. Tudo indica que a relação da Escola Felipe Marx com o cinema renderá ainda muitas histórias.