Encontro do Acolher e Educar aborda orientações pedagógicas para a gestão escolar
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Na manhã desta quinta-feira (06/06), a Secretaria de Educação (Seduc) promoveu a segunda edição da live com o tema “Orientações Pedagógicas” dentro da programação Acolher e Educar. Em parceria com a comunidade escolar, a série de ações da Seduc compartilha informações para uma retomada acolhedora das atividades escolares após os eventos climáticos extremos do mês de maio. O evento foi realizado no estúdio do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre, e transmitido ao vivo pelo canal TV Seduc RS no YouTube.
A subsecretária de governança e gestão da rede escolar, Néri Barcelos, e a diretora do departamento de apoio à gestão escolar, Isabel Cristina Teixeira da Silva, apresentaram os temas da live. Os encontros iniciam com a apresentação do panorama atual das escolas, ressaltando que o retorno às aulas é gradual, com a garantia de que alunos, professores e comunidades estão em segurança e que os prédios escolares possuem condições adequadas de infraestrutura. Atualmente, mais de 90% das escolas estaduais já retomaram suas atividades.
Entre os assuntos abordados durante a transmissão, foram debatidas questões de gestão escolar, como ações de acolhimento, situações de oferta e transferência de matrícula para os estudantes afetados pelas enchentes e registro de frequência. Em especial, receberam destaque as estratégias de busca ativa. São medidas que buscam evitar o abandono escolar a partir do acompanhamento e do contato com familiares e responsáveis.
“A busca ativa, neste momento, deve ser reinventada. Sabemos que muitos não estão mais nos seus lares e outros tantos têm dificuldade de acesso ", ressaltou a subsecretária Néri. “Ela é mais ampla, não é somente a presença. É uma busca ativa pensando sempre como o estudante está, onde sua família está e como iremos recompor as aprendizagens”, concluiu.
A diretora Isabel Cristina detalhou que é necessário criar uma corrente comunitária, distribuindo informações em espaços públicos sobre a volta das atividades escolares. Para localizar estudantes sem endereço, ela reforçou o uso de ferramentas como a Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente - FICAI, um sistema compartilhado entre escola, o Conselho Tutelar e o Ministério Público.
Quanto ao acolhimento escolar, o encontro trouxe a importância de momentos de convivência e de boas lembranças que ajudem a fortalecer os vínculos dos alunos com a escola. “A mediação de conversas e ações coletivas junto à comunidade contribui para o compartilhamento de vivências, emoções e sentimentos, estabelecendo a escola como uma referência segura e acolhedora”, afirmou Isabel.
Outro ponto discutido foram as condições de retorno. A oferta de ensino pode ser presencial, híbrida, revezamento ou remota, respeitando a realidade de cada escola afetada pela crise climática. As situações são definidas em conjunto com as Coordenadorias Regionais de Educação, que determinam o calendário de retorno, aprovam os calendários letivos e organizam atividades de retomada.
Em relação à frequência, de acordo com o Decreto Estadual 57.646/2024, foi informado que todos os estudantes das escolas estaduais nos municípios enquadrados em calamidade pública terão suas faltas justificadas no período de 26 de abril a 31 de maio.
As ações do Acolher e Educar possuem um espaço de escuta, em que os participantes participam ao enviar perguntas que são respondidas no final da live.
Acolher & Educar - Orientações pedagógicas
Acolher & Educar é um conjunto de ações de orientação e compartilhamento da Seduc com a comunidade escolar para uma retomada acolhedora às escolas.