Em posse, coordenadora de Cachoeira do Sul firma compromisso com a qualidade da educação
Publicação:

A nova titular da 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Julieta Pereira Prestes, e o adjunto, João Carlos Lisboa, realizaram um ato de posse na sexta-feira (27), no salão de atos do Colégio Marista Roque, em Cachoeira do Sul. O evento contou com a presença do diretor do Departamento de Articulação com os Municípios (DAM) da Seduc, Itamar Baptista Chagas, de autoridades locais, diretores e vice-diretores das escolas estaduais dos 11 municípios de abrangência da 24ª CRE.
Os professores Sidnei Roberto Horbe e Everton Luís dos Santos Régis, fizeram uma apresentação musical na abertura da cerimônia. Sidnei executou os hinos nacional e rio-grandense no teclado e Régis, acompanhado ao violão pelos acadêmicos Vitor Bitencourt Machado e Tiálisson Magalhães, cantou músicas brasileiras.
No discurso, a coordenadora Julieta convidou os educadores e a comunidade a assumirem com ela o compromisso pela qualificação da educação. ?Acredito cada vez mais que a escola tem que ser transformada e transformadora, ampliando horizontes de conhecimento e de visão de mundo, através da apropriação dos papéis de cada agente?, disse a coordenadora.
?Precisamos sonhar e fazer uma escola dinâmica, articulada, viva, em que o capital mais importante seja o capital humano, entendendo que os outros existem em função dele?, completou Julieta.
Presente na cerimônia como representante do secretário estadual da Educação, Vieira da Cunha, o diretor do DAM também confirmou o compromisso da gestão. ?Queremos fazer com que a educação do Rio Grande do Sul volte a ser referência de qualidade no Brasil?, afirmou Itamar. Após o ato local de posse, o diretor participou da reunião da coordenadoria com as direções escolares, respondendo dúvidas sobre as propostas da Seduc.
Na ocasião, a coordenadora também apresentou a equipe de trabalho da 24ª CRE. O coordenador adjunto, professor João Carlos Lisboa, acumula a função de coordenador Administrativo, a professora Janete Moreira coordena o setor de Recursos Humanos, a professora Ediléia Lemos Nunes assumiu o setor Pedagógico, o advogado Manoel Felix é o Assessor Jurídico e a professora Eliane Paim Amaral chefia o setor Financeiro.
A coordenadoria
A 24ª CRE coordena uma região com 52 escolas, distribuídas nos municípios de Cachoeira do Sul, Novo Cabrais, Agudo, Cerro Branco, Paraíso do Sul, Restinga Seca, Segredo, Ibarama, Estrela Velha, Dona Francisca e Arroio do Tigre.
Os coordenadores
Julieta Prestes
A professora é natural de Cachoeira do Sul, tem 54 anos e 34 anos de magistério estadual. É formada no curso de magistério do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura, de Cachoeira do Sul, e graduada em Letras, habilitação Português, Francês e Respectivas Literaturas, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cachoeira do Sul. Possui pós-graduação em Pedagogia Gestora ? Orientação, Supervisão e Administração Escolar pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA.
Foi diretora do Colégio Estadual Cerro Branco, de Cerro Branco, e da Escola Estadual de Educação Básica Borges de Medeiros, de Cachoeira do Sul, de 1993 a 2000. Atuou como vice-diretora na Escola Estadual Técnica Nossa Senhora da Conceição, em Cachoeira do Sul.
Foi, ainda, coordenadora pedagógica na Escola Estadual Borges de Medeiros, no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos Neeja Julieta Villamil Balestro, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. David Fontoura de Barcelos e no curso técnico em Agropecuária na Escola Estadual Técnica Nossa Senhora da Conceição, em Cachoeira do Sul.
De 2001 a 2006, atuou na 24ª CRE no apoio pedagógico e como coordenadora do Grupo de Trabalho da Educação de Jovens e Adultos e Programa Alfabetiza Rio Grande. Nesse período, coordenou as publicações dos livros ?Um novo horizonte? ? Caderno Pedagógico Alfabetiza Rio Grande?, e ?Jovens e Adultos ? ressignificação de saberes do mundo letrado?, ambos publicados pela Secretaria Estadual da Educação, com chancela da Unesco.
De 2009 até o final de 2014, atuou como supervisora escolar do curso técnico em Contabilidade do Colégio Estadual Diva Costa Fachin, onde também foi responsável pela organização dos planos de estudos do Ensino Fundamental de nove anos, prestou apoio ao grupo de sistematização do PDE-Escola e foi responsável pela implantação do Ensino Médio Politécnico e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
João Carlos Lisboa
O professor é natural de Dona Francisca, na época distrito de Cachoeira do Sul, e tem 63 anos. Militar aposentado, ingressou no magistério em 1994 e, na rede pública estadual, em 1997. É graduado em licenciatura curta em Ciências, pela Univale, de Cachoeira do Sul, e licenciatura plena em Biologia, também pela Univale.
Possui pós-graduação em Matemática, pela Universidade Federal de Santa Maria, Física, pela Universidade de Santa Cruz do Sul, e Administração, pela ESAEX, na Bahia.
Atuou como professor em escolas das redes estadual, municipal e privada. De 2001 a 2014, lecionou no Colégio Estadual Diva Costa Fachin, nas disciplinas de Ciências e Matemática no Ensino Fundamental e Física e Matemática no Ensino Médio.
Foto: Larissi Bittencourt