E.E.E.M. Érico Veríssimo desenvolve projeto por meio do PNAIC 2014
Publicação:

Os alunos do 2º ano do fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, confeccionaram as Caixas da Matemática, a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), sob coordenação da professora Keli Goebel.
Inicialmente, a professora Keli iniciou com a Caixa e apresentou para os alunos, que gostaram da ideia e começaram a desenvolver as suas. Dentro da Caixa da Matemática diversos materiais podem ser encontrados para trabalhar os conteúdos da disciplina, como bingo, material dourado, dados, números, calculadora mágica, material para contagem, Tangram (quebra-cabeça), jogo da memória matemático, entre outros.
De acordo com a professora Keli, assim que os alunos aprendem algo novo na aula, em seguida já confeccionam algum material para armazenar na Caixa. ?O momento de utilização da caixa é a interação total, há o momento coletivo, onde todos brincam em grupinhos no chão da sala de aula e há também o momento em que terminam as atividades propostas, pegam a caixa e vão brincar sozinhos e/ou com os colegas próximos?, explica.
A Caixa da Matemática é levada todos os dias para a escola. Segundo Keli, os pais apoiaram a ideia e já estão vendo resultados positivos no desenvolvimento do raciocínio matemático das crianças. Para Juliana, mãe da aluna Sofia, o projeto instiga o interesse pelos números. ?Brincando, os alunos aprendem a importância e a necessidade dos números no dia-a-dia. Despertando, assim, a curiosidade, o raciocínio e a comparação com situações da vida?, argumenta.
Conforme a Assessora Pedagógica Marivane Carvalho da Rosa, a Caixa da Matemática favorece uma diversidade de situações em que as crianças são convidadas a refletir e aprender. ?Brincar não deve ser excludente de aprender?, conclui.