Desenho de aluna de Estrela se transforma no mascote dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul
Cerimônia que revelou ganhadora do concurso ocorreu nesta quarta-feira na Seduc
Publicação:

Os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), depois de 48 anos, finalmente ganharam um mascote. Nesta quarta-feira (5), em solenidade na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Divisão de Programas e Projetos Especiais (DPPE) apresentou o ganhador do concurso ocorrido ao longo do ano para escolher o melhor símbolo para a competição. A aluna Vitória Caroline da Silva, 17 anos, do segundo ano do Ensino Médio da EEEM Estrela, de Estrela, foi a vencedora. Além de entrar para a história da competição, ela foi agraciada com medalhas e um notebook.
“Eu pensei em representar o maior número de esportes possíveis no meu boneco. Então o cabelo virou pista de atletismo, o corpo virou uma cesta e bola de basquete, o tênis é do futsal, e por aí foi”, relatou a estudante. Na cerimônia, ela arriscou um nome para o seu trabalho. “Confesso que não pensei nisso quando desenhei, mas vi que o pessoal tem chamado ele de Jerguito. Por mim, está ótimo”, contou.
Responsável pela ideia de se fazer o mascote, o coordenador da 9ª Coordenadoria Regional de Cruz Alta, Gustavo Bilibio, enalteceu a organização do concurso. “Claro que é preciso ter a ideia, mas ainda mais importante é dar seguimento, investir e fazer o projeto ter viabilidade. Por isso, a Seduc está de parabéns”, afirmou.
Confira mais fotos
O concurso
Ainda no primeiro semestre, alunos de todas as mais de 2,5 mil escolas estaduais foram estimulados a desenhar o mascote. Cada escola ficou responsável por apresentar seu melhor trabalho e leva-lo à CRE correspondente, que então selecionou o melhor da região e o enviou para a Seduc. Cada trabalho apresentado pelas 29 CREs e pela Divisão Porto Alegre (DPA) foi avaliado pela Comissão Julgadora dos Jergs, formada por professores ligados às Artes e à Educação Física. Ao final, o mascote de Vitória Caroline foi o vencedor.
Até a próxima semana, os desenhos finalistas de cada CRE estarão expostos na Praça Luiz Quartieri, na Seduc. Para os Jergs de 2019, a Seduc planeja usar o logotipo do boneco nos papéis oficiais da competição e, ainda, criar trajes em tamanho real para o Jerguito (nome a ser confirmado).
A competição
Os Jergs são promovidos pela Seduc, organizados e supervisionados pela Assessoria de Esporte Educacional do DPPE e, na fase inicial, executados pelas CREs, em parceria com prefeituras e comunidade escolar. As disputas ocorrem em nove modalidades nas categorias Infantil (12 a 14 anos) e Juvenil (15 a 17 anos), nos gêneros masculino e feminino. Este ano, mais de um milhão de alunos, das redes públicas, participaram do evento