Coordenadoria discute a estrutura curricular da Educação de Jovens e Adultos
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Mais de 300 professores se reuniram na quarta-feira (18), no auditório do Colégio São Luis, em São Leopoldo, para discutir a estrutura curricular da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A formação integra a Semana Pedagógica da rede estadual de ensino, que atingirá, ao final desta semana s mais de cinco mil professores da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
A professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS), Aline Cunha, desafiou os participantes a pensarem em um currículo que contemple a integralidade do sujeito e a totalidade do conhecimento acumulado pela humanidade. Assim, segundo a professora, é papel da escola entender o mundo e os seus fenômenos para produzir conhecimentos significativos. Aline sustenta que todos os fenômenos sociais que chegam à escola precisam ser transformados em conhecimento, mesmo que o fenômeno em questão seja uma epidemia de escabiose (sarna) e pediculose (piolhos) entre os alunos, por exemplo. ?O fato não pode ser simplesmente ignorado pelo setor pedagógico da escola, até por que os alunos não conseguem aprender enquanto se coçam. O fenômeno da escabiose e da pediculose pode ser abordado nas diferentes áreas do conhecimento, abrangendo questões como: saúde, saneamento básico, direitos humanos, bullying, entre outros?.
O encontro de formação teve também o relato de práticas pedagógicas das Escolas Villa Lobos e Emílio Sander, de São Leopoldo, Escola Dom Pedro I, de Novo Hamburgo, e Colégio Ivo Bühler, de Montenegro. Como exercício final, e como forma de ilustrar a junção do conhecimento popular com o conhecimento científico na geração de conhecimentos significativos para os alunos, a palestrante apresentou o curta-metragem ?Esta não é a sua vida?, do diretor Jorge Furtado. O vídeo traz o relato de vida de uma pessoa anônima, que, ao falar de si mesma, traz inúmeros marcadores sociais, ou elementos sócio-antropológicos, que a situam no mundo.