Coordenadoria de São Luiz Gonzaga promove seminário de formação
Publicação:
Professores e funcionários da 32ª Coordenadoria Regional de Educação estiveram reunidos nos dias 20, 21 e 22 de Junho, quando realizou-se um Seminário de Formação Continuada ? Etapa I. O Seminário esteve sob a coordenação da Prof. Guiomar Terra ? Coordenadora Pedagógica da 32ªCRE, tendo a programação abaixo.
No dia 20, após a fala de abertura, proferida pelo Coordenador Prof. Ayrton Ávila da Cruz. Na sequência, os professores estudaram sobre o Regimento Escolar e Legislação, trabalho coordenado pela Profª Enaura Nunes Reis.
Na parte da tarde, debateram o tema FORMAÇÃO CONTINUADA ? O QUÊ? COMO? POR QUÊ? PARA QUEM? As discussões foram embasadas por textos do prof. Lívio O. Arenhart, cujas reflexões têm suporte nos seguintes pensadores: Hannah Arendt, Júlio Aquino, Leandro Lajonquiére, Jorge Larrosa, Juan Carlos Tedesco.
No segundo dia, sob a coordenação do Prof. Roniere Fenner ? Coordenador de Recursos Humanos da 32ªCRE, houve a análise da realidade dos Recursos Humanos, dificuldades, avanços e enfoque sobre a vida funcional dos professores e funcionários estaduais. Durante a tarde, o Prof. Nérisson Camargo trabalhou a importância da determinação pessoal e a persistência na superação dos desafios.
Na quarta-feira, o tema enfocado foi Educação Ambiental. Durante todo o dia foram discutidos novos enfoques sobre Educação Ambiental. Foi salientada a necessidade de que cuidar do ambiente é cuidar da vida como um todo, buscando justiça social, combatendo a fome por ser a maior violência enfrentada pelo ser humano. Também as questões de gênero, a infância maltratada, a juventude infeliz machucada pelo crak, todas as formas de preconceito. O que há de mais importante na natureza é o ser humano e ele não pode estar infeliz, nem doente, nem faminto.
Este passará a ser o viés que a 32ªCRE vai dar a Educação Ambiental, sem deixar de lado os outros elementos da natureza. Embasaram as discussões os textos de Eduardo Galleano, Eduardo Torres Consuegra, Orestes Valdes Valces, Paulo Freire e Leonardo Boff.