Conheça os conquistadores do Troféu Bochincho
Publicação:

Com o objetivo de desenvolver o pensamento, a pesquisa, a criatividade, a originalidade e o raciocínio dos alunos das escolas públicas, a 32ª Coordenadoria Regional de Educação promoveu um concurso de poesia intitulado ?Mosaico Cultural: Eu Sou do Sul?. O concurso também valoriza a produção de poesia e a reflexão sobre nossas origens, nossas tradições, nossa cultura, considerando o tema ?Eu Sou do Sul?.
Participaram da competição os alunos das escolas de abrangência da Coordenadoria. Através de belas poesias, os estudantes do Ensino Fundamental e Médio mostraram um excelente desempenho escrito, sendo uma tarefa difícil escolher os ganhadores.
Vencedores
Os poemas foram selecionados pela professora Ivone Ávila, do Instituto Histórico e Geográfico; o jornalista e escritor Nilton Alvim, do Jornal A Notícia e o advogado Jorge Ênio Pinto dos Santos, poeta e compositor nativista. Coordenaram o projeto as professoras Terezinha Ferreira e Guiomar Terra.
Na categoria Ensino Fundamental, foram inscritos 20 poemas. O 1º lugar foi para o poema ?Meu Rio Grande...?, da aluna Milena Girelli, aluna da E.E.F. Cristo Rei. Ficou com o 2º lugar a aluna Bruna Eichelberger, estudante da E.E.E.B. José Adolfo Meister, com o poema intitulado ?Eu Sou do Sul?. E em 3º lugar, ?Orgulho do Meu Pago?, da aluna Gilmara Fioravanti, do I.E.E. São Francisco Xavier.
Na categoria Ensino Médio, foram inscritos 14 poemas. Em 1º lugar ganhou o poema ?Orgulho do Sul? de autoria da aluna Lidiane Xavier da Silva, da E.E.B. Maria Seggiaro Hoffmann. Em 2º lugar, ficou a aluna Daniela Moraes de Lima, da E.E.E.M. Santo Estanislau, com o poema ?Xiru Macanudo?. Ficou com o 3º lugar, ?Eu Sou do Sul?, de autoria da aluna Gabriela Vieira, da E.E.E.M. Castro Alves.
Premiação
A entrega da premiação ocorreu na manhã deste sábado (13) no Palanque Oficial, na Praça da Matriz, junto com a abertura da Semana Farroupilha. Na ocasião, os vencedores declamaram as poesias premiadas. Os primeiros colocados da categoria ensino fundamental e ensino médio, receberam, em homenagem ao payeador Jayme Caetano Braun, o Troféu Bochincho, poemas mais popular de autor.