Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Inscrições para o HackaTchê Business e Robotics seguem até 1º de março

Os jovens concorrem a viagens para Espanha, para a sede da Google em São Paulo e para o Gramado Summit

Publicação:

07153041 2116250 GDO
- - Foto: -
Por Seduc

O HackaTchê chega à sua terceira edição e em 2024 traz novidades para os diferentes públicos da Rede Estadual. Neste ano, a competição será dividida entre duas categorias: o HackaTchê Business para os estudantes do Ensino Médio e o Robotics para os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental .As inscrições para ambas categorias seguem até  1º de março. 

A categoria Business é voltada para estudantes do Ensino Médio, com a final no South Summit Brazil, e ocorre em 21 de março. Já a Robotics, é focada nos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e a final será realizada no Gramado Summit, que acontece entre 10 e 12 de abril. 

As incrições seguem até o dia 1º de março pelo site do Portal Educação.


HackaTchê Business

Destinado a estudantes de Ensino Médio, em grupos de três alunos e um professor orientador,a proposta é selecionar as melhores ideias de soluções para resolver problemas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ou seja, problemas do nosso dia a dia.

No HackaTchê Business, a premiação contempla os três primeiros lugares: o 1º ganha uma viagem ao South Summit Espanha; o 2º lugar ganha o direito de conhecer a sede da Google em São Paulo; e o 3º lugar irá para o Gramado Summit.

Edital completo do HackaTchê Business

Cronograma

  • 5/2 – Lançamento do Edital
  • 5/2 a 1/3 – Etapa Escola
  • 1/3 a 8/3 – Etapa Seduc
  • 8/3 – Anúncio dos finalistas
  • 11/3 – Alinhamento com finalistas
  • 18/3 e 19/3 – HackaTchê Business na Tecnopuc (todos os seis finalistas)
  • 20/3 – Imersão com o top 3 na Tecnopuc
  • 21/3 – Pitch final no South Summit


HackaTchê Robotics

Na categoria Robotics, serão reúnidas as cinco melhores equipes que demonstrem através de um vídeo como é desenvolvida a robótica em sua escola. Cada equipe deve ser formada por três estudantes, do 6º ao 9º ano, e por um professor orientador.  Os times selecionados receberão um kit de robótica e as regras da disputa no dia 15 de março.

As três melhores pontuações serão premiadas com kits de robótica utilizados em competições internacionais, além de apoio para inscrição na maior disputa do segmento do mundo para estudantes, a First Robotics Competition. 

Edital completo do HackaTchê Robotics

Cronograma

  • 5/2 – Lançamento do Edital e abertura das inscrições
  • 1/3 – Encerramento das inscrições e avaliação da Seduc
  • 15/3 – Anúncio dos finalistas, reveladas as regras e entrega dos kits
  • 10/4 a 12/4 – Competição no Gramado Summit

As inscrições de ambas as categorias são gratuitas e seguem até 1º de março. A Seduc arcará com os custos de transporte, acomodação e alimentação dos estudantes.

A iniciativa tem o intuito de fomentar projetos inovadores ao conectar os alunos e demais membros da Rede Estadual ao ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul, promovendo um ambiente de criação e compartilhamento de ideias voltadas para a melhoria do dia a dia das comunidades escolares.

Secretaria da Educação