Com investimentos e reformas emergenciais, governo atua na recuperação da única escola estadual de Arroio do Meio

Imagem da fachada da Escola Guararapes antes de ser atingida pelas enchentes de maio.
A escola, que atende mais de 500 estudantes, foi gravemente atingida pela enchente de maio - Foto: Divulgação ASCOM | Seduc

Após a realização de uma obra emergencial, com investimentos do governo do Estado, a Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes, única instituição da Rede Estadual em Arroio do Meio, retornou às atividades presenciais em 2 de setembro. A escola, que atende mais de 500 estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental até o 3° ano do Ensino Médio, foi gravemente atingida pela enchente de maio.

Situado no centro da cidade, a cerca de um quilômetro das margens do rio Taquari, o prédio escolar sofreu o impacto das águas, que alcançaram o primeiro piso, danificando salas de aula, biblioteca, cozinha, refeitório e o espaço da secretaria. Os muros da escola também foram derrubados.

Na escola Guararapes, R$ 240 mil foram destinados via parcela eventual de autonomia financeira, permitindo reformas emergenciais para a retomada das aulas presenciais. Os valores garantiram a revisão e a troca de equipamentos da rede elétrica e o conserto do telhado da escola, entre outras ações imediatas que viabilizaram a utilização dos espaços.

Além disso, por meio de uma parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc) e o Serviço Social da Indústria (Sesi), a Escola Guararapes recebeu equipamentos como forno e fogão industriais, câmara fria, freezer horizontal duplo, armários e material de expediente. A Secretaria da Educação (Seduc) também doou jarras elétricas e chromebooks, além de computadores e 60 kits de mochila cheia para os estudantes. A obra de recomposição geral do prédio será realizada por contratação de empresa através de Ata de Registro de Preço (ARP).

Na 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que inclui os municípios do Vale do Taquari, como Estrela, Lajeado, Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio, 53 escolas estaduais, de um total de 82, foram afetadas de alguma forma, sendo que 12 delas foram diretamente atingidas pela enchente. A escola Guararapes foi a última da 3ª CRE a retomar o atendimento completamente presencial. Até então, enquanto a estrutura do prédio passava por reformas, as atividades pedagógicas ocorriam por revezamento.

As demais escolas da 3ª CRE já retornaram às aulas presenciais, embora algumas tenham sido deslocadas para outros lugares. O governo do Estado está discutindo com as comunidades mais afetadas alternativas para os prédios escolares. As escolas da 3ª CRE receberam investimentos de mais de R$ 1 milhão para compra de equipamentos e mobiliário.

Recuperação da infraestrutura escolar

Para garantir a retomada das aulas presenciais, o governo do Estado destinou, desde o início da crise meteorológica, R$133,8 milhões para a educação. Os valores foram divididos da seguinte maneira: R$ 56,2 milhões para parcelas extras de autonomia financeira; R$ 40,3 milhões para investimentos em mobiliário, obras e equipamentos nas 606 escolas estaduais que registraram danos de infraestrutura; R$ 19,1 milhões em obras nas escolas até o começo de agosto deste ano; e R$ 18,2 milhões de repasse extra para a merenda escolar de 2.280 escolas.

Texto: Ascom Seduc
Edição: Secom