Colégio Estadual Nicolau Chiavaro Neto, em Gravataí, inicia as aulas no novo prédio
Publicação:

Cerca de 800 alunos do Colégio Estadual Professor Nicolau Chiavaro Neto, de Gravataí, tiveram nesta segunda-feira seu primeiro dia de aulas no novo prédio, que fica no bairro Parque dos Anjos. O espaço foi locado pelo prazo de cinco anos, até que seja adquirido um local para abrigar definitivamente o estabelecimento de ensino.
O secretário estadual de Educação, Vieira da cunha, e a coordenadora regional de Educação, Neusa Abruzzi, receberam os estudantes esta manhã, ao lado da direção e professores.
?Desde o dia em que recebemos a informação de que os proprietários da antiga sede não iriam renovar o contrato de locação até hoje foi um longo caminho. Tivemos muitas reuniões com os professores, o Círculo de Pais e Mestres e o Grêmio Estudantil, para definirmos as adequações que seriam feitas no prédio e a mudança para este local?, lembrou Neusa.
No passado, uma malharia funcionava no prédio. Por isso, ele passou por obras de adaptação, todas custeadas pelo proprietário. O colégio agora possui nove salas de aula, além de laboratórios, auditório, acessibilidade e um amplo saguão.
?Nós aguardamos com ansiedade para saber como tudo ficaria, pois sabíamos que aqui era um grande pavilhão. Foi uma boa surpresa ver que o prédio ficou melhor do que imaginávamos?, contou a presidente do Grêmio Estudantil, Brenda Krummenauer.
Aloísio Espíndola, diretor do colégio, lembra que desde a sua fundação o Nicolau funcionava em um prédio locado. Ele saudou a nova estrutura, que possui melhores acomodações.
?Este governo foi o único que não empurrou o problema com a barriga. Hoje, começamos um novo ciclo, e queremos agradecer a Secretaria de Educação por termos hoje um local digno para receber os alunos. Seguiremos na luta para que o prédio seja adquirido pelo Estado, ou uma nova sede construída?, disse Aloísio.
Com a boa gestão das verbas oriundas da autonomia financeira das escolas ? dinheiro repassado pelo Governo do Estado e administrado pela direção ?, a compra de parte do mobiliário, como os bancos para o saguão, será viabilizada com recursos do caixa do Colégio Nicolau. Já as salas de aula deverão receber nos próximos meses classes e cadeiras novas, adquiridas pelo Governo do Estado.
?A Secretaria da Educação está investindo mais de R$ 1,5 milhão na compra de mobiliário para as escolas do Estado, devemos receber estes materiais nos próximos dias e a distribuição iniciará pelo Colégio Nicolau Chiavaro Neto, pois vocês merecem em função de ser uma comunidade escolar que sabe o que quer e faz acontecer?, anunciou o secretário de Educação, Vieira da Cunha.
Vieira lembrou também que em 2015, com todas as dificuldades que o Estado atravessa, 33,7% da receita líquida foi investida em educação.
?Ainda é pouco, pois caiu a arrecadação. Mesmo assim, mais de 1/3 de tudo que foi arrecadado com impostos em 2015 foi investido na área. Isso nos permitiu aplicar R$ 91,5 milhões em obras escolares no ano passado, valor que precisamos e queremos dobrar em 2016?, finaliza o secretário.
O Colégio Estadual Professor Nicolau Chiavaro Neto funciona em três turnos e atende alunos das séries finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio.