Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Colégio Dom João Becker promove seminário de pesquisa científica

Publicação:

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Será realizado na próxima sexta-feira, 5, o 24º Seminário de Pesquisa Científica do Colégio Estadual Dom João Becker, em Porto Alegre. O evento, que ocorre duas vezes ao ano desde 2013, apresentará pesquisas realizadas por alunos da instituição, das 19h às 21h30min.

Os conteúdos abordados serão, em sua maioria, ligados à saúde humana e química, totalizando 13 trabalhos em exposição. A escola tem como destaque o curso técnico em química, ativo na instituição há mais de 30 anos.

Para o coordenador da iniciativa, professor Paulo José Menegasso, a possibilidade de estudantes participarem diretamente da construção do conhecimento funciona como um incentivo.

“Transformar o aluno em autor, ao utilizarmos a pesquisa como ferramenta de aprendizagem, aproxima os jovens da escola. Mostramos com dedicação e comprometimento a força da educação pública”, explica.

A tradição da iniciação científica na Dom João Becker criou uma rede de apoio junto às principais universidades da região. No decorrer dos trabalhos, processos e análises técnicas com maior complexidade contam com a colaboração de entidades como UFRGS, PUCRS, Unisinos e ULBRA. Ainda, a proximidade desde cedo com o ambiente acadêmico surge como uma oportunidade para o futuro dos estudantes.

“Queremos que os envolvidos levem para a vida o espírito de inovação. Eles muitas vezes entram no ensino superior já encaminhados no campo da pesquisa, com muitos ex-alunos mestres e doutores”, completa Menegasso.

Secretaria da Educação