Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

“CER com você, professor!” e Trilha Online Gestão na Educação alcançam a marca de 200 mil visualizações

Iniciativas foram realizadas entre abril e julho com conteúdo direcionado aos gestores e educadores da Rede

Publicação:

A doutora em Educação pela Unisinos, Janaína  Audino, esteve presente em quatro encontros da Trilha Online Gestão na Educação
A doutora em Educação pela Unisinos, Janaína Audino, esteve presente em quatro encontros da Trilha Online Gestão na Educação - Foto: Sebrae
Por Diego da Costa

As iniciativas “CER com você, professor!” e Trilha Online Gestão na Educação, feitas de forma totalmente on-line e com palestras preparadas especialmente para atender aos educadores e gestores da Rede Estadual de Ensino durante a pandemia, já registraram mais de 200 mil visualizações.

As lives, que totalizaram cerca de 50 horas de conteúdo, foram transmitidas entre os meses de abril e julho e seguem disponíveis no canal do Youtube CER Sebrae e na plataforma Eventials. A ação é uma parceria da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) com o Sebrae-RS.

Ao todo, foram 25 encontros. Sendo 4 do “CER com você, professor!” e 21 da Trilha Online Gestão na Educação.

O primeiro episódio do “CER com você, professor!” contou com a presença do palestrante, escritor, psicólogo clínico e mestre em Saúde Coletiva Rossandro Klinjey, que é fenômeno nas redes sociais e atua como consultor de temas relacionados a comportamento no programa “Encontros com Fátima”, na Rede Globo. A segunda edição foi ministrada por Priscila Boy, que é pedagoga, consultora educacional e escritora. Ela destacou o papel do educador enquanto líder. O terceiro episódio teve a participação de Caio Dib, que é fundador da iniciativa “Caindo no Brasil” e divulga em seu site oportunidades e práticas que promovem a inovação na educação brasileira. Por fim, na quarta e última edição, o arte-educador Jayse Ferreira teve como tema a inovação e os valores humanos no mundo digital.

Já a Trilha Online Gestão na Educação, que priorizou a formação dos gestores escolares, abordou os seguintes temas: Gestão Escolar, Gestão por Excelência, Gestão Tecnológica, Gestão de Infraestrutura, Gestão do Relacionamento com a Sociedade, Gestão Financeira, Gestão de Pessoas, Gestão de Comunicação e Gestão Pedagógica.

O evento contou com a presença dos seguintes palestrantes: o especialista e pós-doutor em Inovação, Márcio Machado; a doutora em Educação pela Unisinos, Janaína Franciscatto Audino; o doutor e especialista na área da Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, Bruno Bittencourt; a mestre em Ciência da Computação, Maidi Darli; a mestre em Educação e doutora em Engenharia de Produções, Nara Pimentel; a professora de Matemática e doutora em Educação pela USP, Luciana Allan; o especialista em Gestão Financeira, Marcelo Silva; a mestre em Educação, Marli Dias Ribeiro; a jornalista e especialista em Marketing, Ana Claudia Klein; e mestre em Educação e Planejamento Educacional, Thelmy Rezende.


Conforme o secretário estadual da Educação, Faisal Karam, é fundamental oferecer, aos gestores e educadores da Rede, ações de suporte que contribuam para seu desenvolvimento.

“Estruturamos ao lado do Sebrae, que sempre é um grande parceiro, estas iniciativas que tiveram o intuito de acolher os profissionais de nossa Rede durante o período de pandemia. Queremos que os nossos profissionais, fundamentais para que a educação aconteça, agreguem estes conhecimentos na sua prática pedagógica, na sua gestão da escola, no desenvolvimento das atividades em sala de aula e na relação com a comunidade escolar”, destaca.


Segundo o diretor Superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, cada iniciativa procurou trazer, em suas etapas, não somente conteúdo e experiências dos especialistas, mas, sobretudo, um convite para o contínuo processo de aprendizagem. “Cada encontro foi um estímulo, um despertar para o aprofundamento dos temas trabalhados. Para nós, colaborar com este processo foi muito gratificante e nós permanecemos de portas abertas para mais parcerias na área da educação”, ressalta.


Sobre o Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos que promove o empreendedorismo, a inovação e a criatividade nas escolas por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora.


A iniciativa, que visa ampliar, promover e disseminar o empreendedorismo nos currículos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior, já beneficiou mais de 5 milhões de estudantes e capacitou 165 mil professores de mais de 9 mil instituições de ensino de todo o país.

No Rio Grande do Sul, a parceria do Sebrae com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) ocorre desde 2015. Em 2019, após a implantação do Programa Jovem RS Conectado no Futuro, diversas atividades de capacitação e estímulo ao protagonismo juvenil estão sendo realizadas e promovem o desenvolvimento das competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Secretaria da Educação