Capacitação para criação de jogos digitais inspira estudantes da Escola Daltro Filho
Ideia do projeto é desenvolver protótipos tecnológicos ligados à literatura e às artes visuais
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Os estudantes do 7º ano, da Escola Daltro Filho, de Porto Alegre, participaram, na manhã desta terça-feira (25), do primeiro encontro de capacitação para criação de jogos digitais inspirados na literatura do autor José Joaquim de Campos Leão, conhecido como Qorpo Santo. A iniciativa, que envolve também professores, visa vincular a educação às artes visuais, à prática da leitura e o desenvolvimento de habilidades para criação de protótipos tecnológicos, como aplicativos de celular e plataformas multimídias.
A professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenadora do projeto, Paula Mastroberti, explica que a ideia do trabalho, que terá quatro encontros no total, é agregar tecnologia à literatura para que o aprendizado se torne mais interessante aos alunos. “Esta ação faz parte de um programa que busca demonstrar na prática a obra do autor e ampliar o conhecimento dos jogos digitais para os jovens”, destaca.
A professora de Português da escola, responsável pelo 7º ano, Raquel Aquino Dias, revela que a inserção das novas tecnologias nos conteúdos literários é uma novidade na instituição de ensino. “A experiência com os meios digitais é uma atividade bem nova para eles que tem entre 12 e 13 anos. Acredito que o aprendizado vai ser muito proveitoso para a turma”, explica.
A diretora, Ângela Gazzana Machado, afirma que é fundamental agregar o conhecimento formal às novas tecnologias. “Este é um caminho inevitável e um grande desafio para os educadores. Temos que trazer a escola para o século 21 e atrair nossas crianças e jovens para sala de aula”, afirma.
Opinião dos estudantes
Giuliano Tess Cruz, de 13 anos, conta que se interessa muito por jogos de RPG (É um tipo de jogo em que os jogadores assumem papéis de personagens e criam diferentes narrativas) e costuma ler muitos artigos na internet. Para ele, criar um jogo com temas ligados à poesia é uma forma de incentivar a participação dos colegas. “ Estamos conectados quase que o tempo todo no celular. Acho muito legal que a nossa escola se preocupe com isso”, diz.
Lênin Daniel Paixão Fortes, de 12 anos, compartilha dos mesmos interesses do amigo e acredita que esta vai ser uma oportunidade para conhecer novos escritores. “Além da construção de jogos, que já é interessante, vamos aprender sobre um autor diferente que ainda não tivemos contato”, analisa.
Poesia em Jogo: Criação de jogo Digital a partir da Vida e Obra de Qorpo Santo
O programa Poesia em Jogo: Criação de jogo Digital a partir da Vida e Obra de Qorpo Santo, que envolveu os estudantes do 7º ano da Escola Daltro Filho, é promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). O projeto conta ainda com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura (Sedac), da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e do Instituto Estadual do Livro (IEL).
Qorpo Santo
José Joaquim de Campos Leão, conhecido como Qorpo Santo, foi um dramaturgo, poeta, jornalista, tipógrafo e gramático brasileiro. Nasceu em 1829, no município de Triunfo. Boa parte da crítica teatral brasileira do período o considera precursor do Teatro do Absurdo. É do período em que era acometido por alucinações a maior parte de seus trabalhos, tendo produzido 16 peças entre janeiro e maio de 1866.
São de sua autoria: “Ensiqlopédia ou Seis Mezes de Huma Enfermidade”, obra em nove volumes, dos quais são conhecidos seis; “As Relações Naturais”; “Eu Não Sou Morte”; e “Mateus e Mateusa.