Áreas do conhecimento são tema de curso de alfabetização
Publicação:
Os cerca de 294 alfabetizadores e representantes de Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) que participam do I encontro de formação do Programa de Progressão Continuada na Alfabetização e Letramento dos anos iniciais do Ensino Fundamental concentram os estudos, nestas quarta e quinta-feiras (5 e 6 de outubro) nas quatro áreas do conhecimento: matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas. As formações específicas são ministradas, respectivamente, pelos professores Lenir dos Santos Moraes, Isabel Pedroso de Medeiros, Laura Terezinha Pereira e Antonio Carlos Castrogiovanni.
A formação está sendo realizada no Porto Alegre City Hotel, na Capital, numa iniciativa do Departamento Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação. A programação também inclui o tema avaliação, que será tratado na sexta-feira, no turno da manhã. Além do curso, os professores acompanham relatos de colegas, que socializam experiências de sala de aula relacionadas com o processo de ensino e aprendizagem nos três primeiros anos do Ensino Fundamental.
Márcia de Sordi é uma das professoras-relatoras. Com um trabalho que visa estimular o desenvolvimento da leitura na infância, ela veio a Porto Alegre acompanhada pela diretora da E.E.E.F. Marechal Rondon, Cleci Grassi. A Prática Construindo ?Grandes? Pequenos Escritores aborda quatro temas: o ato de ler; o papel da família e da escola no incentivo à leitura; a importância da leitura na formação da cidadania; e a diversidade de Gêneros Literários. ?Estamos honradas e felizes por estarmos aqui, por termos a oportunidade de contar o que fazemos e ouvir o que está sendo feito em outros cantos do Rio Grande?, enfatizou Márcia. A diretora vai além: ?em momentos como este é importante termos espaço para dividir nossa experiência e podermos dizer que a educação tem solução, que no cotidiano de nossa escola, que fica em Iraí (20ª CRE), os pais participam e os alunos têm interesse de se integrar às atividades?, frisa.
O ?compartilhar? também foi destacado pela professora Joana Gonçalves Leal, de Santiago (35ª CRE). ?Esta formação está sendo muito proveitosa. Em momentos como esses podemos ratificar experiências próprias, aprimorar nosso trabalho, interagir com colegas e contribuir para enriquecer o trabalho de outros professores?, conta a alfabetizadora.
Progressão continuada
O tema da progressão continuada nos anos iniciais já vem sendo discutido na rede estadual desde o primeiro semestre, quando foram realizados nove seminários Regionais sobre o tema. A formação é a segunda etapa no processo de implantação da progressão nos anos iniciais na rede estadual. A adoção é uma orientação de diretrizes e normas dos conselhos federal e estadual de Educação.
O objetivo é discutir as propostas de implantação da progressão continuada na Alfabetização e Letramento dos alunos do 1º ao 3º ano. A proposta do Programa parte da concepção de que todo aluno tem condições de aprender e visa superar a aprovação/reprovação, por meio de um currículo interdisciplinar e de um modo de aprendizagem que leve em conta uma maior mobilidade das crianças em sala de aula, explorando linguagens artísticas, materiais que ofereçam oportunidades de raciocínio, por meio do manuseio e exploração de suas características e propriedades.