Alunos de escolas do campo apresentarão projetos na Expointer
Publicação:

A 37ª edição da Expointer começa no sábado (30) e, assim como em anos anteriores, algumas escolas estaduais do campo participarão apresentando trabalhos realizados nas instituições. Ao todo, são 15 escolas contempladas com projetos pedagógicos voltados às questões do campo e suas realidades.
A Escola Técnica Estadual Achilino de Santis, de Rincão dos Miranda, distrito de Santo Antônio das Missões é uma das instituições que participarão da Feira. Com o projeto denominado ?Plantando novas sementes na Educação do Campo?, a escola busca a valorização da cultura e do conhecimento do campo no que dizem respeito ao manejo com o solo, água, com as plantas e animais de forma a despertar na criança o amor à vida rural.
A diretora, Andreia Balbé Machado destacou que o projeto é voltado para alunos das séries iniciais que recebem auxílio de monitores dos cursos técnicos da escola. ?Já participamos há mais de oito anos e há quatro anos na parte da agricultura familiar. O objetivo maior do nosso projeto é aliar a prática à teoria?, afirmou. Além de expor o projeto, a escola levará alunos para visitar a exposição.
Outra escola que participará da Exposição é a Escola Estadual de Ensino Fundamental Tomé de Souza, do município de Alpestre. O projeto da instituição é ?Horta Orgânica Escolar: Mais saúde na mesa?, e tem o objetivo de implantar a cultura orgânica de alimentos no ambiente escolar. Além de fornecer produtos baratos e sem prejuízos ambientais, pode auxiliar na formação de cidadãos mais conscientes da importância de práticas ecologicamente corretas para a preservação do nosso planeta. O projeto será exposto pela Professora Salete Mariotti e a aluna Marlise Artmann Novak. A coordenação é da diretora Olívia Pietroski.
Os estandes das escolas estarão junto ao pavilhão da Agricultura Familiar, em parceria com a FETAG/RS.