Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Alunos da Escola Técnica Liberato viajam aos EUA para participar de feira de ciência e engenharia

Publicação:

976128a1 877d 48b1 98ea 350ec14910f4
Crédito: - Foto: Luís Eduardo Selbach.
Por Cainan Silva sob a supervisão de Diego da Costa

Ocorre entre os dias 8 e 13 de maio, em Atlanta (Georgia), nos Estados Unidos, a Regeneron ISEF (International Science and Engineering Fair), a maior feira de ciência e engenharia do mundo, e cinco estudantes gaúchos fazem parte da delegação que representa o Brasil. Os projetos que eles irão expor foram premiados na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec)

Conheça os projetos do Rio Grande do Sul que serão apresentados por alunos da Fundação Escola Técnica Liberato, de Novo Hamburgo:

Bionic Step II

Trata-se de um dispositivo mecânico bípede para locomoção de deficientes medulares. Ele foi desenvolvido pelas alunas Júlia Otoni Bicca Vilela e Julia Isabel Ninow da Rosa, 19, sob orientação de Alexandre Giacomin. A motivação por trás do trabalho é o crescimento da taxa de ocorrência de lesões medulares.

Os deficientes medulares precisam lidar com problemas que vão além da sua pouca ou nenhuma capacidade de movimentação, abrangendo o âmbito físico e psicológico, e tendo seu quadro clínico agravado, muitas vezes, pelo confinamento a equipamentos como as já tão conhecidas cadeiras de rodas.

Sua principal finalidade resume-se em atuar na reabilitação fisioterapêutica de indivíduos com pouca ou nenhuma movimentação dos membros inferiores do corpo humano, impactando positivamente em fatores como a qualidade de vida e a longevidade, a partir de um mecanismo acessível a grande parte da população.

Physioarm

É um dispositivo para auxílio na fisioterapia de membros superiores de pacientes pós AVC, desenvolvido pelos alunos Samuel Simão e Rafaela Cardoso Machado, sob a orientação de Alexandre Giacomin. O projeto une as áreas de eletrônica, mecânica e fisioterapia, visando auxiliar no processo de recuperação das sequelas causadas pelo acidente vascular cerebral em membros superiores.

O AVC é causado pela interrupção da circulação sanguínea em uma região do cérebro, o que causa lesões nos tecidos cerebrais. A gravidade das sequelas depende da área atingida e da extensão da lesão, podendo causar deficiências neurológicas, sensitivas, motoras e/ou cognitivas, afetando principalmente a independência e a qualidade de vida dos indivíduos.

Levando em conta que a velocidade de recuperação dos membros superiores é geralmente mais lenta do que a dos inferiores e o impacto que eles geram na autonomia do indivíduo, o trabalho buscou desenvolver o projeto de um dispositivo para mover o membro superior de pacientes pós AVC, servindo como um recurso a ser utilizado na fisioterapia.

Conheça, também, o projeto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia RS, de Osório, que irá representar o Estado:

Economia Circular-Um estudo comportamental dos jovens do litoral norte gaúcho

Desenvolvida por Victórya Leal Altmayer Silva,18, sob orientação de Flávia Santos Twardowski Pinto, o objetivo dessa pesquisa foi construir um modelo do comportamento circular de jovens de 14 a 19 anos do Litoral Norte gaúcho através da Modelagem de Equações Estruturais.

A economia da maior parte dos países baseia-se em produzir, consumir e descartar, caracterizando-se como linear. Esse tipo de economia ocasionou um aumento de consumo 1,7 vezes maior do que as necessidades reais da população, gerando uma taxa de consumo 50% mais rápida do que a velocidade de renovação dos recursos naturais.

Diante do cenário de colapso econômico, social e ambiental apresentado, surge como alternativa viável à Economia Circular (EC), um sistema socioeconômico que propõem um fluxo cíclico através de 10 práticas: recusar, repensar, reduzir, reusar, reparar, recondicionar, remanufaturar, reaproveitar, reciclar e recuperar.

Secretaria da Educação