Alunos da Escola La Salle escrevem livros
Publicação:

Os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental da Escola La Salle, de Campo Bom, estão se lançando a escritores. A proposta surgiu a partir do desafio de intensificar o trabalho com literatura nas séries iniciais, lançado nos encontros de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
A professora Eluze Oliveira Schaidhauer c
omeçou a contar histórias aos alunos diariamente. E o projeto não ficou somente na sala de aula: os pais foram incentivados a ler para seus filhos e a ajudar na confecção de maquetes dos cenários dos contos de fada. Dali pra frente ninguém seguraria mais a influência da literatura na vida das crianças. Elas queriam passar a escrever suas próprias histórias e transformar as suas vidas em contos de fada. O projeto ?Minha vida é um conto de fadas?, conclamou novamente os pais para serem coautores nessa empreitada e todos se puseram a narrar, desenhar, pintar, recortar, colar.
O lançamento das obras, com direito a coquetel, autógrafos e muitas fotos, ocorreu em outubro, por ocasião da entrega de boletins. O sucesso foi tão grande que a professora resolveu fazer uma exposição para que todos os 870 alunos da escola pudessem apreciar o trabalho literário. A partir do projeto, os alunos passaram a se expressar melhor e produzir textos muito criativos, revela Eluze. ?Aprendi muito com eles, se a gente incentivá-los, eles nos surpreendem, pois eles têm grande potencial criativo. O que acontece, muitas vezes, é que nós, adultos, subestimamos as crianças?, reflete a professora.