Alunos da Escola Cilon Rosa publicam livro sobre a adolescência
Publicação:
A prática e o incentivo à leitura e à escrita são fatores fundamentais no processo de aprendizagem escolar. Foi pensando nisso, que a professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Cilon Rosa, Maribel da Costa Dal Bem, propôs, em 2012, um projeto inovador para os alunos da 1ª série do Ensino Médio: o lançamento de um livro escrito pelos próprios alunos. A atividade resultou na obra Perguntas & Respostas de Jovens para Jovens, redigida por 110 estudantes de quatro turmas do turno da tarde, lançada em diversos eventos, inclusive, na Feira do Livro de Santa Maria.
O projeto começou em março, sem que os alunos soubessem da futura publicação. Maribel pediu que cada estudante fizesse uma pergunta sobre dúvidas e angústias de sua vida enquanto adolescente. Na sequência, os questionamentos foram trocados entre os colegas para que, mutuamente, os alunos pudessem compartilhar conselhos sobre assuntos como família, drogas, bullying, trabalho, gravidez, namoro e preconceito. Segundo a professora, a opção por não contar desde o início a finalidade do trabalho foi para que não se perdesse a espontaneidade dos estudantes. ?Quando soubemos foi uma surpresa, senti um pouco de vergonha, pois poderíamos ter escrito melhor as perguntas. Mas, depois, lemos juntos e percebemos como foi gratificante ver o trabalho pronto. Acredito que o livro ajudou tanto aos alunos quanto aos pais?, relata o estudante Felipe Doleski, da turma 104.
A ideia inicial do projeto surgiu em 2011, quando Maribel planejava formas diferenciadas de estimular a produção escrita. Ela queria desenvolver um trabalho que mostrasse o protagonismo do aluno, fazendo-o refletir sobre o seu próprio dia a dia. Antes de informar sobre a confecção do livro, a professora fez uma avaliação prévia dos materiais. Segundo ela, que ficou surpresa com a maturidade dos escritos, o trabalho trouxe resultados muito positivos. ?Os estudantes são capazes de produzir materiais maravilhosos. Essa experiência foi muito importante, pois mostrou a capacidade deles. A escola não pode ser só reprodução, temos que incentivar a criatividade?, destaca Maribel.
Em abril, o livro já estava pronto para o lançamento. Auxiliada por uma equipe de alunas, a professora fez a diagramação da obra e encaminhou o material para a gráfica. A capa tem a autoria do estudante Alcenor Machado, da turma 101, que fez uma arte de acordo com a proposta do trabalho, ilustrando a libertação do pensamento. Os alunos também ajudaram na divulgação entre familiares e amigos e, inclusive, conseguiram espaço em programas de rádio, jornais e portais de comunicação da cidade. Com o livro pronto, as turmas estiveram presentes em vários eventos na companhia da professora Maribel. Da tiragem de 300 unidades (custeadas através de uma rifa de Páscoa organizada pela equipe), restam apenas 20 não vendidas. O valor em caixa será investido no Soletrando 2012, evento que premiará, no dia 1º de novembro, os alunos das quatro turmas de 1ª série do Ensino Médio que mais pontuarem em uma competição ortográfica, que está sendo realizada durante o ano letivo. O projeto do livro tem previsão para continuar em 2013, porém a temática ainda não foi definida.